Hotel Vila Inglesa - 1949


Hotel Vila Inglesa - 1949 - FS406 - 05

Aviso/Propaganda interessante, publicado no saudoso Jornal “A Cidade” do dia 03 de setembro de 1949, página 01, com os seguintes dizeres: 1º ANIVERSÁRIO - Transcorreu a 30 do transato, o primeiro aniversário do “Hotel Vila Inglesa”, cujo clichê estampamos. O “Hotel Vila Inglesa”, o mais novo hotel de turismo da Estância, tem sido o preferido de todos que demandam estas alturas para um merecido repouso, quer pela sua esplêndida localização quer pelo conforto e distinção que oferece, ao par de preços ao alcance de todos.

OBS: O Hotel Vila Inglesa foi construído pela tradicional “Cia. de Terrenos de Campos do Jordão” que era constituída por Antonio Augusto de Macedo, Júlio Fracalanza e Onofre Ramos da Silva, respectivamente, presidente, vice-presidente e gerente. O Hotel Vila Inglesa, construído quase à beira de um lindo lago, foi inaugurado no ano de 1948 e tornou-se um dos mais belos e tradicionais hotéis de Campos do Jordão.

Na época em que foi inaugurado, no dia 30 de agosto de 1948 e, durante muitos anos, o Hotel Vila Inglesa, contava com 30 apartamentos. O prédio do hotel foi construído fora construído por Moya e Malfatti, e logo que concluído, foi arrendado, por cinco anos, a João Mayer Erkoff. Em 1952, a Companhia recomeçou a exploração direta do Hotel Vila Inglesa, ocasião em que Onofre Ramos da Silva adquiriu 90% das quotas da empresa. Em 5 de setembro de 1979, o referido hotel de 5 estrelas, foi adquirido pelo empresário Flávio Ventura, que permaneceu até o ano 2008.

É bom relembrar, esse Hotel, orgulho da classe hoteleira de Campos do Jordão, por mais de cinco décadas. No ano de 1962, recebeu e hospedou os atletas da Seleção Brasileira de Futebol e comissões responsáveis pelo Estágio de Campeões, tendo em vista que a cidade de Campos do Jordão foi escolhida para a realização dos treinamentos preparatórios para a Copa Mundial de Futebol que foi realizada na cidade de Viña Del Mar, no Chile. Graças a esse treinamento realizado em nossa cidade, a nossa maravilhosa e inesquecível seleção brasileira de futebol, no ano de 1962, sagrou-se bicampeã mundial, conquistando a Taça Jules Rimet.

A partir do ano de 2009, o Hotel Vila Inglesa, após minuciosa, cuidadosa reforma, remodelação e renovação, com máximo zelo de seus proprietários, foram mantidas as principais características que o tornaram famoso, admirado e procurado, passando a chamar-se “Vila Mazzaropi”.

Visando a valorização do nome que o tornou conhecido e famoso durante mais de meio século e procurando manter a tradição adquirida durante toda sua existência, felizmente voltou a utilizar o nome tradicional que o tornou famoso desde sua inauguração “Hotel Vila Inglesa”, constituindo-se, atualmente em um dos melhores estabelecimentos hoteleiros de Campos do Jordão.

HISTÓRICO - Propagandas antigas publicadas em exemplares do Jornal “A Cidade” de Campos do Jordão.

Atualmente é comum recebermos em nossos computadores e-mails encaminhando vários trabalhos elaborados, com muito amor e carinho, demonstrando pesquisa acentuada na história de nossa propaganda comercial através dos tempos. Trabalhos memoráveis mostram propagandas antigas, elaboradas há mais de setenta anos, especialmente utilizadas em jornais, revistas e periódicos, que serviram, também, para a elaboração de diversos jingles publicitários veiculados pelas principais radioemissoras de todo o país e, posteriormente, pelas nossas principais emissoras de televisão.

O município de Campos do Jordão não poderia ficar alheio a essa história das propagandas comerciais antigas. Claro que as propagandas antigas produzidas aqui em Campos do Jordão são simples, porém, também feitas com muito amor e carinho.

Pesquisando no saudoso e magnífico Jornal “A CIDADE” de Campos do Jordão, cujo idealizador e criador, mantenedor e Diretor Responsável foi o saudoso Joaquim Corrêa Cintra. Ele foi uma das pessoas mais importantes que já passaram por Campos do Jordão. Grande amante da nossa cidade deu a sua vida e o seu sangue em prol do desenvolvimento e progresso da sua Cidade. Desempenhou inúmeras atividades importantes em Campos do Jordão. O Jornal “A Cidade” teve seu primeiro número publicado em 06 de março de 1949 e seu último número publicado em 10 de dezembro de 1972, devido ao falecimento do seu idealizador Joaquim Corrêa Cintra, ocorrido em 30 de novembro de 1972.

As pesquisas cujos artigos/propagandas comerciais interessantes, mostradas a seguir, foram publicadas em edições do Jornal “A Cidade”, encontradas em exemplares de diversos anos, pertencentes à nossa Biblioteca Municipal Professor “Harry Mauritz Lewin”, gentilmente colocados à minha disposição e apreciação pelo grande amigo e Secretário da Cultura de Campos do Jordão Benilson Toniolo.

São propagandas comerciais de estabelecimentos que foram famosos e prestaram relevantes serviços para Campos do Jordão, especialmente, durante as décadas de 1940, 1950, 1960 que, infelizmente, já não existem mais. As pessoas que aqui viveram ou freqüentaram a cidade, durante esse tempo memorável, com certeza, irão lembrar com muita saudade.

Espero que gostem e viagem no tempo, relembrando essas propagandas comerciais antigas que fizeram parte de nossas vidas.

Edmundo Ferreira da Rocha - 31 de julho de 2018.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -