Vila Fracalanza - Década 1940


Vila Fracalanza - Década 1940 - FS415 - 02

Esta foto, da década de 1940, mostra parte da atual Vila Fracalanza, hoje reduto de importantes moradores, pertencentes a diversas atividades da nossa sociedade Jordanense.

Um pouco da história da Vila Fracalanza das décadas de 1950 e 1950 mostrada nesta foto.

Bem à direita estava situada a bela Chácara de 10 mil metros quadrados, localizada na Vila Abernéssia, proximidades da atual Vila Fracalanza, que pertencia ao saudoso casal Joaquim Ferreira da Rocha e Maria Güttler Rocha, meus avós, desde a década de 1910 até início da década de 1950. A casa que aparece na foto foi a primeira casa de alvenaria da Vila Abernéssia (de tijolos unidos por argamassa), construída entre os de 1914 e 1915, logo após a chegada da família do meu avô Joaquim a Campos do Jordão, juntamente com a Estrada de Ferro Campos do Jordão, inaugurada em 15 de novembro de 1914. Seu Rocha como era chamado, conhecido por todos, construiu essa casa para abrigar sua numerosa família que, além do casal, era composta por mais quatorze filhos. BR>
Anteriormente às casas feitas de alvenaria (com paredes feitas de pedras justapostas e superpostas, de tijolos ou mistas), aqui em Campos do Jordão, eram feitas de madeira, normalmente de tábuas serradas dos nossos pinheiros de Campos do Jordão. Algumas outras, eram feitas de taipa, também chamadas de tabique, estuque, taipal ou pau-a-pique com paredes feitas de barro ou de cal e areia com enxaiméis, (estacas ou grossos caibros que, juntamente com as varas, constituem o engradado das paredes de taipa, destinado a receber e a manter o barro amassado ou a massa de cal e areia) e fasquias de madeira (ripas).

Lembro-me muito bem que na Vila Capivari, existia muitas e grandes casas feitas de taipa, inclusive sobrados, dentre outras, a linda casa do Embaixador José Carlos de Macedo Soares e uma em que morei, no mesmo local onde hoje está sediado o Hotel Europa. Depois de prontas, com as paredes desempenadas (endireitadas, aplainadas) e pintadas, pareciam casas feitas de alvenaria.

A foto mostra a casa principal à direita, atrás uma construção branca que, na realidade, era a cozinha da casa. Um pouco mais à esquerda, uma pequena casinha que meu pai Waldemar construiu. Essa casinha era de madeira. Claro, construiu essa casinha com autorização do meu avô Joaquim. Quando meu pai casou com minha mãe Odete, no ano de 1942, foram morar nessa casinha e, no ano de 1943 foi nela que nasci. e, quando casou com minha mãe Odete foram morar nessa casinha. Moramos nessa casinha até o ano de 1950. Nessa época, quando do falecimento do meu avô, essa propriedade foi vendida para as Irmãs do Sagrado Coração de Jesus de São Paulo que, no local, instalaram a Obra Social ASSISO que funcionou até o ano de 2016, nas proximidades dos Supermercados Paratodos, Rosado, Maktub e, atualmente, Mercadinho Piratininga..

Quase ao centro, à esquerda, o prédio da Chácara Dom Bosco, da laboriosa Ordem dos Padres Diocesanos. Também, uma casa de madeira que, infelizmente, não consegui identificar a quem pertencia.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -