Foto da década de 1930 mostrando, com boa visão, a grandiosidade de parte da famosa propriedade denominada “Chácara Fracalanza”, ainda existente, localizada no bairro que recebeu, merecidamente, o nome de Vila Fracalanza, mostrando a magnífica e bela casa principal, na época, de propriedade do Sr. Julio Fracalanza.
A linda casa principal, acredito, em estilo português, na época, pertencia ao saudoso Sr. Julio Fracalanza, um pioneiro de Campos do Jordão, desde os anos da década de 1910. Essa casa está situada no local atualmente denominado Vila Fracalanza, em homenagem à família pioneira, embora bastante prejudicada pelo passar do tempo, continua muito bonita, guardando seu imponente estilo que a tornou diferençada em relação às demais existentes na região. Atualmente, parte dessa propriedade, inclusive a casa, pertencente aos familiares.
Praticamente, toda área que aparece na foto e muito mais, pertencia ao mesmo proprietário e fazia parte dessa Chácara.
JULIO FRACALANZA, foi importante e famoso industrial paulista, filho de Angelo Fracalanza que, em 1884, iniciou as atividades da Metalúrgica Fracalanza, especializada na produção de artigos de utilidade doméstica, entre eles, talheres, baixelas, bandejas, panelas, etc., especialmente em aço inoxidável e prata. A indústria foi transformada em S/A no ano de 1922, e Julio Fracalanza assumiu sua direção em 01 de maio de 1923.
Julio Fracalanza, no início da década de 1920, iniciou aqui em Campos do Jordão o cultivo de frutas européias que se adaptavam muito bem ao clima e ao nosso solo, em sua famosa propriedade situada na entrada da então Vila Nova, atual Vila Abernéssia, nas proximidades da Chácara Dom Bosco, dos padres salesianos, bem na frente do nosso saudoso Sanatório Sírio. Nessa propriedade, denominada “Chácara Fracalanza”, formou um grande pomar, chegando a ter, aproximadamente, vinte mil árvores variadas, entre elas, macieiras, pessegueiros, pereiras e ameixeiras.
Em sua chácara que se notabilizou pela sua plantação pioneira de frutas tipicamente européias, produziu, durante várias décadas, frutas de excelente qualidade e em grande quantidade, especialmente diversos tipos de maçãs, dentre elas: Deliciosa vermelha, Calvile Blanche, Renette Canadá e Belle Fleur Jaime. Julio Fracalanza valorizou e notabilizou a cidade de Campos do Jordão, tendo sido o pioneiro, não só em Campos do Jordão, como no estado de São Paulo e no Brasil.
Com essa plantação e cultivo das maçãs, a atividade tomou grande impulso em Campos do Jordão, incentivando diversos outros produtores, dentre eles o Sr. Paulo Bockmann que, na realidade, acabou se transformando no maior produtor de toda região, sendo até cognominado como o “Rei das Maçãs”.
Durante boa parte das décadas de 1950 e 1960, Campos do Jordão, graças ao início da cultura da maçã, pelo Sr. Julio Fracalanza, foi palco de seis “Festas Nacionais da Maçã”, iniciadas através do dedicado trabalho desenvolvido pelo saudoso e competente Engenheiro Agrônomo da nossa Casa da Agricultura, Dr. Shizuto José Murayama.
|