Grande Hotel - 1950


Grande Hotel - 1950 - FS416 - 08

Uma foto história de um jantar no restaurante do tradicional e saudoso Grande Hotel de Campos do Jordão, da década de 1950.

Na foto, dentre outros, à esquerda a Dra. Guaraciaba, médica responsável pela área de pneumologia do Grande Hotel, seu marido Hans Heinrich Hillebrecht, filho do Sr. Henrich Hillebrech, proprietário do Grande Hotel e outras pessoas, infelizmente, não identificadas.

Até a década de 1960 as pessoas que pretendiam se hospedar nos hotéis de Campos do Jordão eram obrigados a fazer uma abreugrafia (chapa dos pulmões) e passar por um médico pneumologista para comprovar que não estavam contaminados pela terrível tuberculose, pois, Campos do Jordão era um dos locais mais procurados para a cura dessa terrível doença. Era a maneira eficaz de evitar que outros hóspedes sadios viessem a ser contaminados pela doença. O Grande Hotel de Campos do Jordão era o único hotel de Campos do Jordão equipado com um aparelho de Raios X e mantinha um médico ou uma médica especializada em pneumologia para aprovar a hospedagem daqueles que pretendiam ficar no hotel. Durante algum tempo a médica responsável por esse serviço e emissão do competente Atestado Médico, liberando a hospedagem no Grande Hotel, era a Dra. Guaraciaba, esposa do Hans Hillebrecht, filho do proprietário do Hotel.

As pessoas que pretendiam ficar hospedadas nos demais hotéis da cidade eram obrigadas a passar pelo Centro de Saúde - Dispensário Dr. Emílio Ribas, tirar uma abreugrafia (chapa dos pulmões) e passar pelo médico pneumologista de plantão para conseguir o Atestado médico exigido e a ser apresentado nos hotéis.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -