Vila Abernéssia - 1965


Vila Abernéssia - 1965 - FS419 - 01

Na foto maravilhosa do ano de 1965, um trecho da Av. Dr. Januário Miráglia, na época, as duas pistas tinham esse nome, posteriormente, a pista da esquerda passou a ser chamada Av. Frei Orestes Girardi.

A foto mostra um maravilhoso desfile cívico e obrigatório, acredito, em comemoração ao dia da nossa Independência do Brasil, proclamada às margens do Riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822, pelo Príncipe Dom Pedro I..

Nesse desfile, os guardinhas da Sociedade de Educação e Assistência Frei Orestes Girardi, alunos de várias escola e parte da Banda de uma das corporações musicais de alguma das unidades da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediada no Vale do Paraíba.

A foto mostra o trecho em que, à esquerda, estavam localizados os seguintes e tradicionais estabelecimentos comerciais: Alfaiataria Santos, Salão de Barbeiro do Seu João, Sapataria Nossa, Relojoaria Guedes, Farmácia e Drogaria Santo Antonio (existente até os dias atuais), Rádio Técnica Universal do Sr. Miyaoka, antiga Padaria e Confeitaria Santa Clara do saudoso Seu Victor Gonçalves e Casas Pernambucanas.

À direita da foto, o antigo prédio de madeira onde, durante muitos anos, esteve estabelecida a Bicicletaria do Pichulim. Ao lado outro prédio antigo onde esteve estabelecida a Serralheria do saudoso Laurindo Fonseca, especializada na confecção de peças de ferro e outros metais. Também, ao lado, uma casa tradicional da época. Neste local, posteriormente, foi construído o tradicional e famoso Escritório Comercial de Contabilidade “Moacyr Padovan” de propriedade deste e do também saudoso Marino Vieira de Novaes. Mais à frente o prédio onde, durante muitos anos esteve estabelecida a Empresa de Turismo e Excursões do Hotel dos Lagos e posteriormente Vila Natal. Neste local, posteriormente, por muitos anos, esteve estabelecido o tradicional “Pão de Queijo”. Mais à frente o local onde esteve estabelecido o Escritório Atlas de Contabilidade do saudoso Homero Marcos de Toledo Grillo. Ainda mais à frente o prédio onde estiveram sediados - o Bar Santista, anteriormente de propriedade do saudoso Wadih Assaf Sobrinho, o Didi e, depois, da Família Monoo, o Expresso da Mantiqueira, de transportes de mercadorias entre São Paulo e Campos do Jordão do saudoso Makoto Yzumida, a Alfataria do Amando Alves, a barbearia do saudoso Sr. Sebastião Lopes, pai do José Paulo Lopes do Escritório Agedel, a Mercearia “A Paulicéia” do português Sr. Dias e o bar e restaurante Nosso Cantinho, da D. Maria Teixeira, mãe do saudoso Antonio Carlos Teixeira de Faria. Mais à frente ainda, o prédio onde estiveram sediada a Casa Ferraz do saudoso Sr. José Afonso dos Santos onde atualmente, está sediado o Banco Bradesco e muitos outros estabelecimentos comerciais.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -