A figura inconfundível do saudoso Simão Cyrineu Saraiva, natural da cidade de Itatiba-SP. (1885 - 12.10.1962)
“Quando o embaixador José Carlos de Macedo Soares constituiu a Companhia Campos do Jordão, que urbanizou a Vila Capivari, contratou Simão Cyrineu Saraiva, que residia em Campos do Jordão desde 1919, para encarregado de obras.
Simão construiu o primeiro reservatório de água de Campos do Jordão, no Manancial, obra executada por Floriano Pinheiro. Trabalhou nas obras de construção do “Grande Hotel” de Roberto Baker, adquirido por Roberto Simonsen antes de concluído, que veio a constituir-se, depois, na “Vila Simonsen”.
Simão Cyrineu Saraiva sofria de úlcera no estômago. Certo dia descobriu que a água de uma mina localizada em Capivari, no caminho da Vila Inglesa, lhe fazia bem e aliviava as dores do estômago. Passou a beber, diariamente, a água da fonte e curou a úlcera. A mina ficou famosa e conhecida por FONTE SIMÃO.
Simão Cyrineu Saraiva foi administrador do primeiro cemitério da cidade. Em 1937 Macedo Soares designou-o agente dos Correios e Telégrafos, cargo que exerceu por muitos anos e no qual se aposentou.”
OBS: 1) Do livro “Ruas da Minha Cidade Campos do Jordão”, da autoria de Arakaki Masakasu, página 36, LIS GRÁFICA E EDITORA LTDA.
2)Foto gentilmente cedida pelo amigo José Luiz Esteves.
|