Vila Capivari - 1940


Vila Capivari - 1940 - FS425 - 06

Linda foto de Vila Capivari da década de 1940. Esta foto é o corte de uma foto maior para destacar um pouco da atual Av. Dr. Emílio Ribas, do local onde, atualmente está estabelecido o tradicional “Hotel JB”, na esquina da Rua Camilo de Morais, em frente a um Posto de combustíveis da Shell que, durante muitos anos, esteve com a bandeira de Esso e que pertenceu, durante muitos anos, ao saudoso amigo Sr. Wilson Brügger, até a tradicional Parada Damas.

No início do trecho da Av. Emílio Ribas que aparece na foto, a casa que pertenceu ao saudoso amigo Sr. Adauto Camargo Neves, um dos primeiros corretores de imóveis de Campos do Jordão. Morei nessa casa com meus pais durante uns quatro anos, na década de 1950. Nesse local esteve estabelecida a construtora COPEL Quase em frente, à direita da foto, o lindo sobrado que pertencia à Sr. Elizabeth Nobiling, atualmente, residência do amigo Jorge Gomes Ain, o conhecido Jorge Atala. Na seqüência, a casa que pertencia ao Desembargador Dr. Vicente Paulo de Azevedo, na esquina com a Rua Ribeiro de Almeida. Na seqüência a o sobrado que pertencia ao Dr. Geraldo Pereira de Barros, irmão do médico e governador do Estado de São Paulo Dr. Adhemar Pereira de Barros. Na seqüência a casa que pertenceu ao Dr. Christovam de Montfort Ivancko e, ao lado, o sobrado que pertenceu ao engenheiro Paulo Krause.

Na avenida paralela, Av. Victor Godinho, os prédios que pertenciam à Companhia Sul Mineira de Eletricidade - CSME, na esquina com a Rua Senador João Sampaio, onde estava a casa da Diretoria, a casa onde funcionava o Escritório de atendimento ao público de Vila Capivari e a pequena Subestação de energia elétrica que transformava a energia recebida em alta tensão para energia em baixa tensão para ser distribuída para a Vila Capivari e adjacências. Todo esse complexo foi, posteriormente, transferido para a Companhia Energética de São Paulo - CESP e, infelizmente, foi vendido e hoje não existe mais. Os prédios foram demolidos e o terreno já está há mais de vinte anos vazio e bastante abandonado.

Bem ao lado direito da foto uma pequena visão do prédio do tradicional e famoso Grande Hotel, durante muitos anos, orgulho da classe hoteleira de Campos do Jordão. Nesse mesmo local, atualmente, está sediado o Grande Hotel Senac que, também, é um orgulho para nossa classe hoteleira.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -