Capivari - 1930


Capivari - 1930 - FS426 - 04

Linda foto de Vila Capivari no início da década de 1930, mostrando parte da Rua Heitor Penteado, quase um caminho na época, o local onde está localizada a famosa Churrascaria e Restaurante “Churrasco ao Vivo” e na esquina com a Rua Mario Ottoni de Rezende, praticamente um caminho na época, o local onde está sediado o magnífico e lindo o Hotel “Serra da Estrela”.

As casas que aparecem da esquerda para a direita, já na Av. Macedo Soares: a casa que pertenceu ao saudoso amigo Sr. Giuseppe Sadun, em frente a casa que pertenceu ao saudoso Sr. Benedito Olímpio Miranda e família; o lindo sobrado que pertenceu ao saudoso e benemérito Embaixador José Carlos de Macedo Soares, pessoa de grande importância na história e no progresso de Campos do Jordão, local onde, posteriormente, por alguns anos, esteve estabelecida a saudosa e tradicional Pensão da Dona Leta (D. Odila Dileta Jacomone Santos) local onde, atualmente, está sediado o “Center Suíço”; Mais à direita, o prédio onde, dentre outras utilizações, foi sede da primeira agência do tradicional “Expresso Zefir”, empresa de transporte de passageiros entre Campos do Jordão e São Paulo ou Santos e vice-versa, em automóveis normais, posteriormente, em micro ônibus e ônibus. No local, atualmente, está sediado o Shopping “Jardim Miranda”; Ao lado a casa que pertenceu ao famoso escritor Monteiro Lobato, onde residiu do ano de 1937 até início da década de 1940, local onde, posteriormente, estiveram estabelecidos a Pensão da Dona Adelaide Gracie e a “Imobiliário Rondon”, de Geminiano Nunes da Silva Rondon, local onde atualmente está estabelecido o “Fort House”; por último, o lindo sobrado que existia na Av. Macedo Soares, nº 371, ao lado do tradicional Hotel Bologna, esquina com a Rua Heitor Penteado, em Vila Capivari. Esse sobrado pertenceu, por muitos anos, ao saudoso Sr. Antonio Elias Jacob, um comerciante de São Paulo que mantinha essa casa aqui em Campos do Jordão para vir passar férias escolares com a família, a esposa D. Inês e os filhos Antoninho e Jorginho.

Nesse sobrado mencionado, a família Zoffoli (Roberto Zoffoli, a esposa D. Tina Pagliacci Zoffoli, Giovanni Zoffoli, a esposa Ana e o filhinho Maurício, Michelli Zoffoli e o irmão Emílio Zoffoli), residiu por alguns anos, logo no início, quando chegaram a esta cidade. D. Tina era irmã do Sr. Augusto Pagliacci, proprietário do tradicional Hotel Bologna. Nessa época Ana, esposa do Giovanni e sua mãe D. Tina, começaram a tecer as primeiras malhas comercializadas em Campos do Jordão. Posteriormente, as maravilhosas, prestigiadas e procuradas malhas, passaram a ser vendidas na “La Bottega Italiana” situada do outro lado do Hotel Bologna, sobrado que, na época, pertencia ao Sr. Diogo de Toledo Lara, hoje incorporado ao prédio do Hotel Bologna.

Nesse sobrado, posteriormente, também no início da década de 1960 eu residi com meus pais e, nas salas da frente da casa, esteve estabelecida, por vários anos, a “Imobiliária Rocha”, de meu saudoso pai Waldemar Ferreira da Rocha. Nessa época, junto com a Imobiliária, esteve sediada em uma das salas a Agência de Turismo da Empresa de Ônibus Hotel dos Lagos S/A, posteriormente Vila Natal Turismo, especializada em passeios turístico em ônibus novos e especiais por todos os recantos turísticos de Campos do Jordão e redondeza, inclusive, Acampamento Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí-SP.. Atualmente, no local onde esteve localizado esse sobrado do Sr. Antonio Elias Jacob, está sediado o belo e tradicional “Hotel Europa”, de propriedade da Sra. Marisa Pagliacci Ricci Bartoloni e da filha Ângela, esposa e viúva do saudoso Goffredo Ricci Bartoloni. D. Marisa também é irmã do saudoso Sr. Augusto Pagliacci, proprietário do Hotel Bologna.

Vale a pena destacar: Anteriormente às casas feitas de alvenaria (com paredes feitas de pedras justapostas e superpostas, de tijolos ou mistas), aqui em Campos do Jordão, eram feitas de madeira, normalmente de tábuas serradas dos nossos pinheiros de Campos do Jordão. Algumas outras, eram feitas de taipa, também chamadas de tabique, estuque, taipal ou pau-a-pique com paredes feitas de barro ou de cal e areia com enxaiméis, (estacas ou grossos caibros que, juntamente com as varas, constituem o engradado das paredes de taipa, destinado a receber e a manter o barro amassado ou a massa de cal e areia) e fasquias de madeira (ripas).

Algumas das grandes casas que existiram na Av. Macedo Soares, em Vila Capivari, eram feitas de taipa, inclusive os sobrados. Dentre outras podemos destacar, essa casa em que morei que pertencia ao Sr. Antonio Elias Jacob, ao lado do Hotel Bologna, local onde hoje está sediado o Hotel Europa, a linda casa do Embaixador José Carlos de Macedo Soares. Depois de prontas, com as paredes desempenadas (endireitadas, aplainadas) e pintadas, pareciam casas feitas de alvenaria.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -