Vila Abernéssia - 1919


Vila Abernéssia - 1919 - FS435 - 01

Esta imagem é o recorte de uma foto da Vila Abernéssia do ano de 1919. É incrível mas esta foto, do ano de 1919, já era colorida. Não era uma foto colorizada manualmente. Era um cartão postal colorido e impresso na França.

Na foto, junto às três casas existentes na época, no primeiro plano, à direita, o imponente Palacete Olivetti, inaugurado em 1921, de propriedade do Sr. Próspero Olivetti. Esse prédio abrigou durante muitos anos o Sanatório Campos do Jordão. Em uma de suas portas ao nível da calçada, abrigou a Farmácia Olivetti, pertencente ao proprietário do prédio. Posteriormente, abrigou por mais de duas décadas o tradicional Hotel Montanhês, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e sua esposa D. Érika. Wolfgang, foi um dos tripulantes do famoso navio alemão Windhuk que, no dia 21 de julho de 1939 partiu da Alemanha com destino à África do Sul, transportando 400 passageiros e 250 tripulantes. Os passageiros tinham como objetivo participar de safáris ou negócios comerciais.

Já em plena África do Sul terrível a notícia do início da Segunda Guerra Mundial no dia 01 de setembro de 1939. Em plena Guerra o navio Windhuk passou a ser perseguido e teve que fugir das embarcações da marinha inglesa e, por isso, acabou por desviando a sua rota de retorno, aportando primeiramente em Angola e depois, acabou ancorando no porto de Santos no dia 07 de dezembro de 1939. Terminada a guerra no dia 02 de setembro de 1945, depois de ficarem aprisionados em campos de concentração no Vale do Paraíba, muitos, no de Pindamonhangaba de 1942 a 1945, foram libertados. Vários desses tripulantes vieram para Campos do Jordão para trabalhar nos tradicionais e maravilhosos - Hotel Toriba e Grande Hotel. Cada um tripulante do navio tinha as suas especialidades profissionais.

Vários desses alemães que pertenciam à tripulação do navio Windhuk vieram para Campos do Jordão – 34 ao todo. Para cá vieram graças à intervenção do também alemão Henrique Hillebrecht, visando ao aproveitamento da mão de obra ociosa dos alemães do Windhuk. Destacaram-se no ramo da hotelaria, especialmente nos hotéis Toriba e Grande Hotel, na época de sua propriedade comercial, como músicos, barmen, cozinheiros, garçons, maîtres d´hotel, gerentes de hotel, cabeleireiros, confeiteiros. Graças ao Sr. Henrique Hillebrecht, esses alemães fincaram as primeiras estacas da infraestrutura hoteleira de Campos do Jordão. Trabalharam em diversas atividades ligadas ao ramo da hotelaria e do bom atendimento ao turista.

Esse prédio, durante os anos de 2000 a 2004 foi utilizado como Sede da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

No centro da foto, na reentrância entre morros, o local onde, atualmente, está instalado o complexo da SEA - Sociedade de Educação e Assistência - Frei Orestes Girardi.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -