Gincana - Vila Capivari - década 1950


Gincana - Vila Capivari - década 1950 - FS30 16

Final da década de 1950. Local: bem no centrinho da Vila Capivari, quase em frente ao sobradinho onde esteve estabelecida a Loja de Lembranças "A Tirolesa" ou “Jordanense” do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina. Nesse mesmo prédio, muitos anos depois, já bastante modificado, agora em frente ao Hotel Estoril I, esteve estabelecida a Esquina do Pastel do José Luiz Santiago e da Mila Padula Santiago. Atualmente, em prédio moderno, totalmente remodelado, está a Osteria Peretti, do amigo Luiz Fernando Peretti, Restaurante especializado em risotos, galetos e Massas artesanais da nobre culinária italiana.

Nessa época, durante as temporadas de férias, nos meses de julho, turistas, auxiliados por pessoas ligadas ao D.M.TUR - Departamento Municipal de Turismo organizavam interessantes desfiles e concorridas gincanas, nas ruas e avenidas que circundam o centro turístico de Vila Capivari. Essas gincanas, em geral, eram competições realizadas entre equipes motorizadas e na qual se leva em conta não apenas a rapidez com que os concorrentes cumprem as tarefas predeterminadas, mas também a habilidade com que o fazem.

Na foto, em frente ao local acima descrito, inúmeras pessoas, acompanham o desfile e observam um lindo automóvel de turista trafegando pelo centro turístico de Vila Capivari conduzindo linda moça sentada em um de seus pára-lamas dianteiro. Dentre as pessoas à esquerda, o moço alto de camisa branca é Érico Östmann, filho do Sr. João Östmann, mais conhecido reservadamente, como “João Bronca”, antigo funcionário do Grande Hotel de Campos do Jordão, responsável pelas compras de produtos e gêneros alimentícios utilizados na cozinha do Hotel e, também, pela criação de porcos mantida pelo hotel, visando a utilização dos diversos tipos de carne para a tradicional feijoada semanal. Érico aprendeu a profissão de cabeleireiro com o Sr. Heinz (Hans) Böhme, grande, conceituado e famoso cabeleireiro do Grande Hotel por muitos anos. Após aprender a profissão, logo depois foi para São Paulo e não tivemos mais notícias dele.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo José Luiz Esteves.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -