Linda foto da Vila Jaguaribe na década de 1930. A história especial, bastante rica de Campos do Jordão tem seu ponto de partida na Vila Jaguaribe.
Campos do Jordão começou aqui na nossa Vila Jaguaribe, a primeira, a vila-mãe da cidade. Foi fundada em 29 de abril de 1874 por um pioneiro, MATHEUS DA COSTA PINTO, um português que subiu a Serra da Mantiqueira, vindo da cidade de Pindamonhangaba, a Princesa do Norte, e comprou as terras de Alexandre da Silva Villela, um dos sucessores do capitão Urbano Marcondes Machado, indo arranchar-se à beira do rio Imbiri, onde montou uma vendinha.
Vila Jaguaribe é uma das três Vilas principais de Campos do Jordão, juntamente com Abernéssia e Capivari.
Na foto, à esquerda a casa onde outrora esteve sediado o Mosteiro das Irmãs Beneditinas de Campos do Jordão e, atualmente, a maravilhosa Casa Museu da Xilogravura, idealizada, mantida e administrada pelo ilustre, competente e batalhador Professor Antonio Fernando Costella. Mais ao centro, o famoso e maravilhoso prédio do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, um dos mais antigos de Campos do Jordão, felizmente praticamente intacto, com suas principais características preservadas, agora tombado pelo patrimônio histórico do Município.
Bem ao centro, o prédio da antiga e tradicional Pensão Pinheiro, de propriedade do Sr. Alfredo Pinheiro, falecido na década de 1920, daí a denominação da Pensão que, depois do seu falecimento, passou a ser administrada por sua esposa Sra.Angelina de Lima Pinheiro e também por sua irmã que a administrou por vários anos a Sra.Esméria Maria da Cruz Mello,mais conhecida como Dona Amélia, casada com o Tabelião Joaquim da Silveira Mello, mais conhecido por Mellinho.
À direita os poucos prédios do centrinho da Vila Jaguaribe, dentre eles, a casa que pertencia à Sra. Jorvina, esposa do Sr. José Dolores de Carvalho, pais do Dorival Dolores de Carvalho, antigo funcionário do Posto Fiscal do Estado de Campos do Jordão.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Alberto Mascarenhas.
|