Brigadeiro Jordão em imagem inédita.


Brigadeiro Jordão em imagem inédita. - FS3 14

Imagem inédita do Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão. (1781 - 1827)

A foto mostra a única imagem disponível do Brigadeiro Jordão.

Essa foto foi obtida graças às informações inicialmente obtidas através de contato com a Sra. Vera, Diretora do Hotel Frontenac, de Vila Capivari, posteriormente com o Sr. Daly Cabeleireiro e, posteriormente, com o médico Dr. Castor Cobra Neto.

Dr. Castor é tetraneto do Brigadeiro Jordão, reside em Campos do Jordão, possui em seu acervo uma relíquia, um quadro à óleo pintado no ano de 1825, por Pintor francês de nome não conhecido, com a imagem do Brigadeiro. Considerando que o Brigadeiro Jordão faleceu no dia 27 de fevereiro do ano 1827, com 46 anos de idade, na oportunidade da foto estava com 44 anos.

Segundo Dr. Castor, é a única imagem que identifica o Brigadeiro Jordão. Esse quadro foi encontrado num porão e foi pintado há 185 anos passados. Ainda segundo Dr. Castor, esse quadro, inicialmente, mostrava o Brigadeiro Jordão de corpo inteiro, em tamanho real. Devido ter ficado num porão, talvez por muitos anos, a parte do quadro da cintura para baixo foi totalmente danificada. Restou somente a parte do busto, da cintura para cima, que passou por um minucioso processo de restauração, através mãos hábeis e talentosas de artista ligado a essa área.

Esta foto foi tirada graças à gentileza e especial atenção do casal Dr. Castor e esposa Sra. Sandra a quem rendo minhas homenagens e eterno agradecimento por tão relevante contribuição que, com certeza absoluta, muito contribui para o enriquecimento da história e da cultura da cidade de Campos do Jordão, definitivamente batizada em homenagem ao ilustre cidadão Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão.

Em breve, neste site, no link “Homenagens”, estarei repetindo esta foto com vasto artigo sobre a história de Campos do Jordão e sobre a ilustre figura do Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão.

A foto do Brigadeiro Jordão também foi, de forma inédita, publicada na 60ª edição - 2010, do “Guia Castelfranchi” - Campos do Jordão, página 17, do nosso amigo Ricardo, também agraciado com a gentileza do casal Cobra.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -