O magnífico e maravilhoso Hotel Refúgio Alpino, situa-se em Vila Capivari, nas proximidades da famosa e conhecida Fonte Simão. Foi idealizado e construído no final da década de 1940 pelo saudoso casal Sr. Mário Dal Pino e Dona Nenê Dal Pino. Na época, o hotel era composto por quinze apartamentos aconchegantes.
O Hotel Refúgio Alpino, juntamente com Grande Hotel, Hotel Toriba, Hotel Rancho Alegre e Hotel Vila Inglesa, fez parte da afamada rede hoteleira de Campos do Jordão, por muitas décadas, dignificando e honrando a hotelaria, ajudando a alavancar o turismo e contribuindo para o progresso da cidade.
O casal administrou esse hotel por várias décadas, angariando grande quantidade de amigos, hóspedes e admiradores, tanto da decoração interna e motivos de seu visual externo quanto das acomodações aconchegantes do hotel e da sua maravilhosa gastronomia italiana, comandada habilmente pelas mãos de dona Nenê.
O saudoso embaixador José Carlos de Macedo Soares que era grande amigo do casal Dal Pino freqüentou muito o Hotel Refúgio Alpino. O embaixador sempre falava sobre hotel, até escreveu, assinou e datou, em 01 de fevereiro de 1948. E o casal Dal Pino utilizou isso o que dizia para colocar na propaganda do Hotel : “Um dos mais lindos recantos do mundo”.
O Hotel Refúgio Alpino apesar de necessitar da modernidade exigida nos dias atuais, continua em plena atividade. Ao longo de algumas décadas, passou por diversificadas administrações.
O casal Dal Pino eram os pais da nossa amiga Maria Ludovica Dal Pino, a Lolly, uma das princesas da Iª Festa da Maçã de Campos do Jordão, realizada no ano de 1953. Atualmente, a Lolly é proprietária do “Terrazza Hotel”, localizado próximo ao antigo Hotel Refúgio Alpino.
|