Linda paisagem da Vila Abernéssia na década de 1930 mostrando no primeiro plano as casas que existiam na antiga avenida de ligação entre Abernéssia, Jaguaribe e Capivari, posteriormente Av. Dr. Januário Miráglia, atualmente Av. Frei Orestes Girardi, na altura do antigo Posto Texaco dos irmãos Daval e Esther Pinheiro, hoje com a bandeira Ipiranga.
Do lado direito da foto a antiga estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, localizada no mesmo local da atual estação.
Ao centro da foto o antigo e famoso "Chynema Jandyra", ou seja, Cinema Jandyra, construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo benemérito Dr. Robert John Reid. Esse Cinema foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.
À esquerda do Cinema Jandyra a antiga casa onde, na década de 1950, esteve sediado o Cartório do Registro Civil, na época, tendo com Oficial o Sr. Sebastião Pinto. Nesse local, posteriormente, por várias décadas, em novo prédio, esteve estabelecido o famoso Banco Mercantil de São Paulo de propriedade do Dr. Gastão Vidigal. Atualmente, neste prédio, está sediada unidade das Casas Bahia, de propriedade do Sr. Samuel Klein. Na seqüência, um pouco acima, a casa onde este sediado o Escritório da “Construtora Pinheiro” de propriedade do saudoso Floriano Rodrigues Pinheiro e do se filho Jayme Rocha Pinheiro. Ainda mais acima, a casa onde, na década de 1950, esteve estabelecido o “Cartório do Registro de Imóveis”, tendo como Oficial o saudoso Sr. Délio Rangel Pestana. Atualmente, nesse local está sediado o Escritório da “Construtora Damas Cintra”, do amigo e grande arquiteto José Roberto Damas Cintra.
No alto, à esquerda, entre dois cedros que ainda continuam ali no final da subida da Rua Dr. Reid, proximidades das residências dos Drs. Fausi e Pedro Paulo, a antiga “Casa de Ignácio Caetano Vieira de Carvalho”, o desbravador, o primeiro que teve a glória de pisar nas terras dos Campos do Jordão. Essa casa serviu de residência ao Dr. Robert John Reid quando veio para cá fazer a demarcação da Fazenda Natal. Em 1929 essa casa pertencia aos Senhores Oscar Rodrigues e Sylvio Barreto de Mesquita. Posteriormente transformada na Pensão Belo Horizonte. Do lado oposto, na direita da foto, casas e prédios antigos. Alguns permanecem até hoje. Outros foram bastante modificados ou até demolidos.
|