Inauguração da Maternidade da Santa Casa


Inauguração da Maternidade da Santa Casa - FS5 11

Foto da inauguração da Maternidade da Santa Casa de Campos do Jordão, Hospital “Dr. Adhemar de Barros”, no dia 25 de janeiro de 1943.

A Maternidade da Santa Casa de Campos do Jordão foi construída graças à valiosíssima doação em dinheiro para a sua construção por parte do Sr.João Rodrigues da Silva, conhecido como João Maquinista. A Maternidade, por esse gesto generoso, recebeu o nome do seu patrocinador/doador que, anteriormente já havia doado grande área de terreno ao Hospital Dr. Adhemar de Barros. Controvertida foi sua personalidade, admirado por alguns, odiado por outros. Foi grande proprietário de casas e terrenos em Campos do Jordão. Era muito caridoso e deixava transparecer essa virtude, nos repetidos gestos, que tomava, doando terrenos para a construção de sanatórios e hospitais.

Doou terrenos para a Associação dos Sanatórios Populares de Campos do Jordão, para o asilo São Vicente de Paulo, para trabalhadores de vila operária, núcleo modesto, ao norte da Vila, tratado pitorescamente de Favela.

Na oportunidade da inauguração da Maternidade o Sr. João Rodrigues da Silva, o João Maquinista já havia falecido, sendo representado por sua esposa conhecida por Dona Sinhá.

Na foto, dentre outros, da esquerda para a direita: Srs. Francisco Clementino, João Cardoso, Condelac Chaves de Andrade, importante, competente e incansável Provedor da Santa Casa por mais de três décadas, Dona Leonor Mendes de Barros, a viúva de João Rodrigues da Silva, Dona Sinhá, Dr. Francisco de Moura Coutinho, Dr. Lourival Francisco dos Santos, Prefeito Municipal (10/06/1941 a 13/07/1946), Dr. Adhemar de Barros, Dr. Arthur da Motta Bicudo, Prefeito Municipal do mandato anterior (14/07/1938 a 106/06/1941) e Sr.Paulo Cury.

O Dr. Adhemar de Barros juntamente com sua esposa Dona Leonor Mendes de Barros foram grandes responsáveis pela criação da nossa Santa Casa de Misericórdia de Campos do Jordão; participaram do lançamento da sua pedra fundamental em 29 de julho de 1939 e, depois, da sua reconstrução, em 24 de junho de 1948, já que um incêndio havia destruído parcialmente o prédio. Posteriormente a Santa Casa passou a se chamar, com muito mérito, “Hospital Dr. Adhemar de Barros”. Infelizmente, o referido hospital foi fechado em 2005, por diversos problemas, especialmente financeiros, porém sem apoio necessário das diversas autoridades governamentais. Infelizmente atualmente, praticamente abandonado.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -