Foto do final da década de 1950, mostrando no trecho da Av. Dr. Januário Miráglia, atualmente Av. Frei Orestes Girardi, o tradicional Ponto Elite, situado em frente à filial das Lojas INCOS de Vila Abernéssia e Posto Texaco.
Na foto, o motorista Sr. Rubens Barbosa com seu lindo e confortável automóvel, muito bem cuidado, na época, denominado "carro de praça", para transporte de passageiros.
É importante registrar que a maioria desses motoristas de praça, como eram denominados antigamente, e, em muitas situações, até hoje, mantinham seus veículos extremamente limpos, muito bem cuidados e equipados. Até parecia que mantinham algum tipo de competição para ver quem mantinha seu veículo mais lindo e equipado.
A grande maioria dos motoristas de praça fazia questão de usar camisa branca ou beije com galões sobrepostos aos ombros e gravata. Na cabeça, um quepe (tipo de boné, com característica militar), demonstrando disciplina e respeito aos passageiros.
Acredito que, na foto, se não estou enganado, Rubens Barbosa estava acompanhado de um dos primeiros locutores da nossa saudosa radioemissora de Campos do Jordão, a ZYL-6, a mais alta do Brasil, que transmitia com a freqüências de 1.560 kilociclos na antena, o saudoso Silvio Banciella Santa Clara.
Silvio era um dos filhos do saudoso Sr. Bernardo Santa Clara, o primeiro proprietário da tradicional e famosa “Padaria Santa Clara”, o estabelecimento comercial mais antigo de Campos do Jordão, fundado no ano de 1915 - posteriormente passando às mãos do também saudoso amigo Sr. Victor Gonçalves –, até hoje em plena atividade, agora sob a direção de Valtinho Gonçalves, filho do Sr. Victor.
OBS: Foto gentilmente cedida pelo saudoso amigo Rubens Barbosa.
|