Excursão a Belo Horizonte - ano 1963


Excursão a Belo Horizonte - ano 1963 - FS48 - 10

Em Ouro Preto, no monumento em frente ao Museu da Inconfidência.

Monumento - “Quando se chega à Praça Tiradentes , o olhar do visitante é atraído por um imponente monumento à Joaquim José da Silva Xavier , que hoje é um marco na paisagem ouropretana. Com a Proclamação da República, o primeiro congresso mineiro deliberou erguer um monumento em homenagem à Tiradentes, na praça da Independência, em substituição à Coluna Saldanha Marinho. Em 21 de abril de 1892, foi lançada a pedra fundamental do monumento; eram as comemorações do primeiro centenário da execução de Joaquim José da Silva Xavier. Dois anos após, era solenemente inaugurado pelo Dr. Affonso Augusto Moreira Penna, Presidente do Estado de Minas Gerais. A partir de então, a praça passou a se chamar Tiradentes. Com uma altura total de 19 metros, o monumento foi feito em granito extraído do Morro da Viúva, no Rio de Janeiro. A Estátua do Tiradentes tem 2,85 metros, foi fundida na Itália e as vinte e quatro peças decorativas foram executas em Buenos Aires. O responsável pela estátua foi o artista italiano Virgílio Cestari. Nascido em Ferrara, era diplomado em arquitetura e escultura pelo “Régio Instituto de Bellas Artes”, de Florença. Ao longo da sua carreira, foi premiado pelas academias de Milão, Florença e Roma. Segundo a tradição, a estátua foi colocada propositalmente de costas para o Palácio do Governo, o que faz com que Tiradentes fique de frente para a antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje, Museu da Inconfidência .”

OBS: Fonte - www.flickr.com

“O Museu da Inconfidência é um museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), movimento pela Independência do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação, e também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Localiza-se na praça Tiradentes, em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, principal e mais famoso ativista da Inconfidência.”

OBS: Dados de Wikipédia “A Enciclopédia livre”.

Sobre o monumento, da esquerda para a direita: Antonio Marmo de Oliveira Nascimento, Eliana Maria Gonçalves, Iracema Amadi, Vera Lucia Barbosa, Sandra Aguiar, Maria Isa Dias, Maria Tereza de Oliveira Seabra, a Linda, Helena Kawakami, Gilberto de Menezes Lima, Alberto de Almeida Bernardino, professoras: Anna Maria de Toledo Barbosa e Maria Norma.

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Alberto de Almeida Bernardino, o Albertinho.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -