Uma viagem ao passado. No dia 10 de setembro de 1.999 inaugurei no Museu da História Imagem e Som - M.H.I.S. de Campos do Jordão, situado na Rua Brigadeiro Jordão, 1.236, em Vila Abernéssia uma exposição de caráter permanente mostrando 320 fotos antigas, pertencentes ao meu acervo particular, datadas de 1.912 a 1.972.
O objetivo da exposição era mostrar ao povo Jordanense e amantes da “Montanha Magnífica”, um pouco da HISTÓRIA FOTOGRÁFICA de Campos do Jordão, como também, homenagear o Sr. MANOEL LUIZ FERREIRA, fotógrafo que se radicou em Campos do Jordão na década de 30 (trinta) e que, durante mais de três décadas registrou imagens Jordanenses espetaculares, contribuindo, muito, na preservação da nossa História. O seu Manoel como era gentilmente tratado, foi estabelecido em Vila Abernéssia com a famosa “Foto Abernéssia”, local que se tornou o ponto de encontro dos admiradores da nossa paisagem maravilhosa, até o ano de 1974, aproximadamente. O seu Manoel faleceu no dia 18 de julho de 1980.
A Exposição é composta de 20 painéis de 1,30 x 1,00 m., contendo em cada painel 16 fotografias de 20 x 25 cm., perfazendo o total de 320 fotos. Essa Exposição, por mim organizada, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Cultura, atualmente, está exposta na sede da Secretaria da Cultura de Campos do Jordão e poderá vir a pertencer ao Acervo Municipal e, muito mais que isso, ao PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL, cabendo aos Jordanenses e Autoridades Municipais, zelarem pelo mesmo.
Na seqüência, série de fotografias tiradas no dia da inauguração da Exposição Manoel Luiz Ferreira.
|