A Pensão Primavera


A Pensão Primavera - FS50 02

Esta foto da década de 1950 mostra, à direita, parte do prédio onde esteve estabelecida a pensão que, em qualquer das estações do ano, estava sempre na primavera. A conhecida Pensão Primavera era uma das tradicionais, talvez a mais disputada pelos egressos dos sanatórios existentes em Campos do Jordão, especializados no tratamento da tuberculose. Foi sediada na Rua Altino Arantes, em Vila Abernéssia, nas proximidades do antigo e saudoso Colégio Estadual e Escola Normal de Campos do Jordão – CEENE, no sobrado pertencente ao construtor Floriano Rodrigues Pinheiro. A Pensão Primavera foi estabelecida neste local entre as décadas de quarenta e setenta, onde, posteriormente, há até pouco tempo, esteve sediada a 3ª Companhia da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 5º BPMI.

Todos aqueles que moraram na Pensão Primavera, como seus hóspedes, durante todo o tempo em que esteve em plena atividade, eram pessoas de diversas cidades brasileiras, já totalmente curadas da doença que os trouxe para a cidade.

Sua proprietária e comandante responsável pelo seu sucesso, durante essas décadas, foi à saudosa D. Irene de Orellana Cervos, que sempre primou por servir uma ótima comidinha caseira, especialmente preparada para ajudar na convalescença de seus hóspedes e frequentadores. Essa comida era tão famosa que muitas outras pessoas, além das que lá moravam, acabavam indo fazer suas refeições na referida pensão.

Muitas pessoas e famílias da cidade, devido ao sucesso da comida da Pensão Primavera, preparada com muito esmero e dedicação, sob o comando da D. Irene, faziam questão de contratar e buscar, diariamente, suas marmitas com suas refeições. Para outras, que não tinham a oportunidade de buscar suas marmitas, a pensão mantinha um serviço de entrega de marmitas.

Como sobrinho de Floriano Rodrigues Pinheiro e Isabel, saudosos tios que recebiam diariamente a famosa marmita da Pensão Primavera, sou uma testemunha da qualidade dessas refeições, pois em muitas oportunidades pude almoçar na casa deles e saborear essa tão prestigiada comida.

A foto mostra, também, uma tropa de cargueiros com o seu condutor. Normalmente esse condutor era um dos produtores rurais da nossa área rural ou até das cidades mineiras situadas nas proximidades de nossas divisas, que trazia e vendia em domicílio seus inigualáveis produtos: batata, feijão, cebola, verduras diversas, frutas, frangos e galinhas, leitões e porcos abatidos e limpos, que certamente também eram adquiridos pela Pensão Primavera.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -