A Pedreira e o Britador


A Pedreira e o Britador - FS50 03

Foto histórica da década de 1950, mostrando a pedreira de Vila Abernéssia, pertencente à Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Essa pedreira funcionou por diversas décadas, acredito que de 1940 até 1980, quando foi desativada. As pedras eram obtidas em blocos de diversos tamanhos, através de explosões programadas diariamente, nas quais eram utilizadas “bananas” de dinamites, habilmente colocadas nas fendas abertas na pedreira, por expedientes trabalhadores da Prefeitura Municipal.

A foto mostra também o famoso britador que britava, triturava, fragmentava as pedras em dimensões especificadas, para que pudessem ser utilizadas em concretagens diversas em calçadas, muros, cintas, colunas, lajes e até camadas de asfalto nos serviços executados pela Prefeitura. Também, os empreiteiros e construtores locais adquiriam da Prefeitura Municipal as quantidades necessárias de pedra britada, em suas diversas especificações, para serem empregadas em serviços semelhantes.

Esse britador da Prefeitura Municipal que ficou instalado nesse local, por muitos anos, acabou determinando o nome do local como: Bairro do Britador.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -