Churrasco com amigos


Churrasco com amigos - FS52 - 16

Como bem registrou Condelac Chaves de Andrade em seu ÁLBUM - Almanaque histórico de Campos do Jordão, do ano de 1948 “antigos moradores de Campos do Jordão se regalam num churrasco: Bernardo Santa Clara, Aureliano Vasques, Floriano Rodrigues Pinheiro, Alexandre Pinheiro, Fernando Parra e Magid Constantino.”

Bernardo Santa Clara - pai dos saudosos amigos Florentino Santa Clara, Libre Santa Clara e Silvio Santa Clara, foi o primeiro proprietário da tradicional e famosa “Padaria Santa Clara”, o estabelecimento comercial mais antigo de Campos do Jordão, fundado no ano de 1915 - posteriormente passando às mãos do também saudoso amigo Sr. Victor Gonçalves –, até hoje em plena atividade, agora sob a direção de Valtinho Gonçalves, filho do Sr. Victor.

Floriano Rodrigues Pinheiro - foi um dos pioneiros de Campos do Jordão, vindo para cá juntamente com a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no ano de 1914, aqui se radicando, constituindo números e laboriosa família, dedicando-se ao ramo da construção civil, sendo um dos mais importantes da cidade, tendo construído inúmeros prédios e casas, dentre eles: O cine Jandyra, o primeiro da cidade, os Sanatórios Nossa Senhora das Mercês e Ebenezer e de grande parte do Preventório Santa Clara, do tradicional Hotel Toriba, da Igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Dispensário Dr. Emílio Ribas, a casinha abrigo no alto da Pedra do Baú, sob o patrocínio do Dr. Luiz Dumont Villares, da primeira Usina de Energia Elétrica de Campos do Jordão, de propriedade de Alfredo Jordão e Robert John Reid, do Palácio Boa Vista até sua fase de cobertura, do Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, da Indústria Belfruta que fabricava o famoso destilado de maçã denominado “Calvila”, da Santa Casa de Campos do Jordão - Hospital Dr. Adhemar de Barros e muitos outros. Participou da formação e direção de inúmeras entidades de cunho filantrópico e benemerente de Campos do Jordão.

Alexandre Pinheiro - saudoso primo-irmão de Floriano Rodrigues Pinheiro que veio para Campos do Jordão no início da década de 1910, aqui desempenhando várias atividades, dentre elas, a última, foi proprietário do famoso e bem freqüentado Bar Tupi. Esse bar esteve localizado na Rua Brigadeiro Jordão, no prédio existente atrás da atual Telefônica onde, por muitos anos abrigou também, o Fórum de Campos do Jordão, a Câmara Municipal e a Associação Comercial.

Aureliano Vasques - Dentre outras atividades exercidas em Campos do Jordão, foi proprietário do “Expresso Campos do Jordão”, Empresa especializada em transportes de cargas, bagagens e encomendas diversas, entre Campos do Jordão e São Paulo e vice-versa.

O Sr. Aureliano Vasques, foi o pai do nosso amigo e grande esportista Jordanense Lincoln Parra Vasques, que deu muitas glórias ao esporte de Campos do Jordão, atualmente residindo na cidade de Atibaia-SP..

OBS: Foto gentilmente cedida pelo amigo Condelac Chaves de Andrade

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -