Paulo Dantas em Campos do Jordão


Paulo Dantas em Campos do Jordão - FS53 07

Na pacata Vila Abernéssia da década de 1940, a foto mostra o escritor Paulo Dantas, em plena Av. Dr. Januário Miráglia, atrás da Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em frente ao prédio onde, na época, estava estabelecida a famosa “Casa Sul América”, de propriedade do saudoso Sr. Aziz Elias e a “Casa Cury” de propriedade do Sr. Husny Cury.

Pequeno resumo sobre Paulo Dantas:

Paulo Dantas (Simão Dias - SE., 1922 - São Paulo, 08/2007) foi escritor, ensaísta, crítico literário, romancista, ficcionista, biógrafo, jornalista, foi membro e vice-presidente da Academia de Letras de Campos do Jordão, presidente da Academia Brasileira de Literatura Infanto-Juvenil.

Nascido em Simão Dias, Sergipe, em 1922, Paulo Dantas viveu na Bahia até se radicar no Rio de Janeiro (onde trabalhou na editora Civilização Brasileira).

Em Campos do Jordão, quando aqui chegou, foi hóspede compulsório dos porões do Sanatório da L.B.A.– "Legião Brasileira de Assistência", posteriormente denominado "Pensionato Maria Auxiliadora". Paulo Dantas, pobre e enfermo do pulmão, narrou a sua saga em "Cidade Enferma".

"Cidade Enferma" traz na capa o quadro de Lasar Segall – "A Família Enferma", de 1920, e é originalmente dedicado à memória de Monteiro Lobato, à esposa Zuila e aos filhos Sonia Kiralina e Paulo Ulisses, e depois, à Manuel Bandeira, Cassiano Ricardo, Graciliano Ramos, Aníbal Machado, Sergio Millet, Cavalcanti Proença, Guimarães Rosa e Sílvio Rabelo, “amigos inesquecíveis” .

O livro foi escrito de junho de 1947 a abril de 1948.

"Cidade Enferma" projetou Paulo Dantas no universo das letras nacionais, guindando-o à posição de um dos maiores romancistas brasileiros.

A sua obra literária é avultada e densa.

Radicando-se em São Paulo como jornalista e funcionário do Tribunal Regional Eleitoral, iniciou a publicação de sua "Trilogia Nordestina" que compreende os livros: "Chão de Infância" (1953), "Purgatório" (1955) e "O Livro de Daniel" (1961).

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -