Antigos veículos da década de 1930, cheios de foliões, dentre muitos outros, a saudosa Sra. Noêmia Damas Cintra, esposa do saudoso Sr. Joaquim Corrêa Cintra, pais do nosso querido amigo, famoso e conceituado arquiteto de Campos do Jordão, José Roberto Damas Cintra. Essas pessoas, aproveitando para mostrar toda sua alegria, desfilavam pelas ruas e avenidas da cidade, fazendo a propaganda do Carnaval de Campos do Jordão, informando a “macacada”: “Hoje, e nos 3 dias de Carnaval, grande folia no Cinema” . Esses tradicionais, concorridos e animados Bailes de Carnaval, durante a década de 1920 e início da década de 1940, eram realizados no famoso Cine Jandyra, o primeiro de Campos do Jordão.
Esse cinema foi construído por Desiré Pasquier, em terreno doado pelo benemérito Dr. Robert John Reid. Esse Cinema foi palco de grandiosos espetáculos cinematográficos, teatrais e carnavalescos nas décadas de 1920 a 1940. A doação do terreno para a construção do Cinema foi condicionada à exigência de que o mesmo fosse denominado "Chynema Jandyra", nome da filha mais velha do Dr. Robert John Reid.
Nesse Cine Jandyra foram realizados os maiores Carnavais das décadas de 1920 a 1940. Para essas festividades, seu amplo salão, durante muitos anos, foi habilmente decorado com motivos carnavalescos, feitos com muito carinho, dedicação e arte pelo Sr. Joaquim Corrêa Cintra, pessoa importante no desenvolvimento de Campos do Jordão e que deixou parte de nossa história registrada em seu Jornal "A Cidade". Também foi, nosso político brilhante e notável.
|