50 anos da migração japonesa


50 anos da migração japonesa - FS53 08

Foto histórica, do ano de 1958, mostrando solenidade realizada em Campos do Jordão, na sede social do Abernéssia Futebol Clube - AFC, em comemoração ao cinqüentenário da migração japonesa no Brasil (1908 - 1958). Nessa oportunidade foi feita uma homenagem ao Sr. Tsutae Odaguiri, o primeiro imigrante japonês que, em junho do ano de 1924, subiu a Serra da Mantiqueira em bondinho da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Inicialmente trabalhou no comércio. Aqui se casou e constituiu família. No final da década de 1940 e início da década de 1950, trabalhou para a Companhia Paulista de Hotéis, junto ao nosso tradicional Hotel Toriba, chegando à Chefia dos garçons, cargo muito importante para a época.

A colônia japonesa, totalmente integrada à cidade de Campos do Jordão, sempre, participou ativamente em todos segmentos produtivos da cidade e deixou escrita toda sua luta como importante coadjuvante no desenvolvimento da sociedade.

Na foto, em pé e falando: o saudoso Kaichi Kawasaki, o Sr. Carlos Kawasaki como era mais conhecido.

Na foto, na primeira fileira, da esquerda para a direita: o vereador Arakaki Masakasu, Tsutae Odaguiri, o primeiro imigrante japonês a chegar em Campos do Jordão, no ano de 1924, Geraldo Osório de Figueiredo, alto funcionário da Prefeitura Municipal, professor Rosalvo Madeira Cardoso, Diretor do Colégio e Escola Normal de Campos do Jordão - CEENE, engenheiro Irineu Gonçalves da Silva, agrônomo da Casa da Agricultura, não identificado e vereador Miguel Lopes Pina.

Na segunda fileira, na mesma ordem: vereador Joaquim Corrêa Cintra, Oswaldo Bueno Gizzi, Coletor Estadual, o médico Dr. Silvestre Ribeiro, Chefe do Centro de Saúde. Antonio Reis, Chefe da Agência dos Correios e Telégrafos e o vereador Danilo Delácio.

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -