Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão.


 

Vila Capivari - Década de 1925


Vila Capivari - Década de 1925 ((C27))Vista do Centro Turístico de Vila Capivari - Década de 1925 - Em primeiro plano a Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Ainda não existia a primeira Igreja de Santa Terezinha que foi construída em 1929. À esquerda as casas do Dr. Gastão Mesquita e Adelardo Soares Caiuby (atualmente de Malú Donato). Ao centro as antigas casas das Avenidas Victor Godinho e Macedo Soares.

Acesse: Uma visão da Vila Capivari através das décadas.

 

 

 

 

Vila Capivari - Década de 1930


Vila Capivari - Década de 1930 ((C1))Na foto, quase ao centro, a primeira Igreja de Vila Capivari, denominada Igreja de Santa Terezinha. Esta Igreja foi construída no ano de 1929 e demolida no ano de 1940. Nesse mesmo local foi construída, logo nos anos seguintes, a atual Igreja de São Benedito. O nome Santa Terezinha passou a denominar a nossa Igreja Matriz de Vila Abernéssia que foi construída em substituição à antiga Igrejinha de Santa Izabel, a primeira de Vila Abernéssia, que ficava, aproximadamente, no mesmo local onde hoje encontra-se o Gazebo Municipal.

Há quem diga que o nome da Igreja de São Benedito foi dado pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares,frequentador assíduo de Campos do Jordão, proprietário da linda casa que existia na Avenida que leva o seu nome, onde hoje está sediado o Center Suiço; grande benfeitor de Campos do Jordão,doador de quase todas as terras onde foram construídos os Sanatórios que tiveram fator preponderante na época áurea da tuberculose e que prestaram relevantes serviços nesse processo da cura da doença do século.

Quase em frente da Igreja, uma pequena cobertura que era utilizada para abrigar as feira-livres da Vila Capivari.Mais à direita o prédio onde funcionou durante muitos anos o Empório Damas, do Sr. Luiz Damas, a Casa Pedro Paulo (nome do seu proprietário), posteriormente o Empório São Paulo, do Sr. Joaquim Pinto Seabra e por último a Loja de Decorações "Henry Matarasso", posteriormente "Malú Decorações", que funciona no mesmo local em novo prédio.Um pouco mais à direita a casa que pertencia ao Sr. Josias, um dos primeiros fotógrafos estabelecidos em Campos do Jordão. Casa esta que, por último, pertenceu ao Dr. Élbio Camilo. No local e em área próxima está sediado o maravilhoso Boulevard Genéve.

Bem ao centro da foto o sobradinho onde funcionou, por vários anos, a Loja de lembranças típicas do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina, denominada "A Tirolesa".Bem ao fundo, a Av. Senador Roberto Simonsen, acesso ao Bairro do Vila Inglesa.

Bem à direita da foto as casas das Avenidas Macedo Soares e Victor Godinho.

À esquerda,já no alto, as casas que pertenciam aos Drs.Eduardo Levy, Hermes Alves de Lima Jr.,GastãoMesquita e Gastão Eduardo Bueno Vidigal.Bem acima o Palacete que pertencia ao Sr. Elias Maluf.

 

 

 

 

Vila Capivari - Década 1930


Vila Capivari - Década 1930 ((C2))À esquerda da foto, o Posto de Meteorologia de Vila Capivari, responsável por registrar as baixas temperaturas daquela época que, em muitas oportunidades, no inverno, chegava a 10 e 14 graus negativos. Era comum nessas décadas de 1930 a 1950, temperaturas de cinco a oito graus negativos.

Um pouco mais à direita o prédio onde funcionou o Empório Damas, do Sr. Luiz Damas, Casa Pedro Paulo, Empório São Paulo, Henry Matarasso, posteriormente Malú Decorações, que funciona no mesmo local em novo prédio.

À direita as casas das Avenidas Macedo Soares, Victor Godinho e Emílio Ribas, já dando acesso às Vila Jaguaribe e Abernéssia.

O campo à direita, tem ao seu lado a casa que era de propriedade do Sr. Adauto Camargo Neves, um dos primeiros Corretores de Imóveis de Campos do Jordão, casa esta que sediou por alguns anos a Construtora COPEL,(dos Drs. Marcos Wulf Siegel,José Ariosto Barbosa de Souza e Prof. Harly Trench, tendo como Projetista o Sr. Orestes Mário Donato e Mestre de Obras Waldemar Ferreira da Rocha), após a divisão da CADIJ (do Sr. Antonio Leite Marques, o Toninho da Cadij) que ficou somente com a parte da Imobiliária. Nesse Campo, atualmente, estão sediados os Hotéis JB e Sagres e o Posto Esso.

 

 

 

 

Vila Capivari - 1929


Vila Capivari - 1929 ((C3))À esquerda, a Igreja de Santa Terezinha, construída no ano de 1929 e demolida no ano de 1940. No mesmo local foi construída a atual Igreja de São Benedito. O nome de Santa Terezinha passou a denominar a Igreja Matriz de Vila Abernéssia que foi construída em substituição à Igreja de Santa Izabel, a primeira de Vila Abernéssia, construída na área do atual Jardim(Praça da Bandeira), próxima ao atual Gazebo Municipal.

Mais à direita e próximo ao centro da foto, o sobradinho onde foi estabelecida a Loja de Lembranças "A Tirolesa" do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina. Neste prédio,já bem modificado, atualmente está a Esquina do Pastel do José Luiz Santiago e da Mila Padula Santiago.

No primeiro plano a Estação Emílio Ribas, da Estrada de ferro Campos do Jordão.

Ao centro da foto o prédio onde estiveram estabelecidos: o Empório Damas, do Sr. Luiz Damas, posteriormente a Casa Pedro Paulo e o Empório São Paulo, do Sr. Joaquim Pinto Seabra, a Loja de Decorações Henry Matarasso e por último a Malú Decorações que permanece no mesmo local, porém em novo prédio.

À direita as casas das Avenidas Macedo Soares e Victor Godinho.

Mais acima as casas situadas na Ruas existentes nas imediações da Rua Mário Ottoni de Rezende.

 

 

 

 

Vila Capivari - 1928


Vila Capivari - 1928 ((C4))Na foto à esquerda, as casas da Av. Macedo Soares.A primeira delas, já bastante modificada, sedia hoje o Restaurante Panela de Ferro, em frente ao Hotel Estoril I, do Sr. Alberto Bernardino.Um pouquinho mais à esquerda, as casas que pertenciam aos Srs. Diogo de Toledo Lara, Antonio Elias Jacob e Embaixador José Carlos de Macedo Soares, onde hoje (2008) estão os Hotéis, Bologna (que pertenceu ao Sr. Augusto Pagliacci, Família Chiarini, Luiz Afonso e atualmente ao Sr. Alberto de Almeida Bernardino, o Albertinho), Hotel Europa e Center Suiço, respectivamente.

Nessa mesma Avenida, após uma extensa área sem construções, do lado direito, o prédio onde funcionou, por várias décadas o famoso Hotel Augusta, da D. Augusta e do Sr. Eugênio Holl.

Perceba que a vegetação existente nessa grande área vislumbrada pela foto, estava concentrada somente nas confluências do morros onde, normalmente, há um pequeno curso d´água.No geral, a vegetação era apenas rasteira e composta de gramíneas,capins etc..

 

 

 

 

Vila Capivari - Década 1960


Vila Capivari - Década 1960 ((C5))No primeiro plano, o prédio branco é o existente quase em frente a Loja "Malú Decorações", pertencente à Estrada de Ferro Campos do Jordão, onde, nas temporadas de férias, funciona um Posto da Telefonica.

Ao centro, a atual Igreja de São Benedito.

À esquerda o prédio construído para a COPEL - Construtora, de propriedade dos Drs. Marcos Wulf Siegel, José Ariosto Barbosa de Sousa e Prof. Harly Trench, responsáveis pela construção de diversas residências e prédios de apartamentos, durante a década de 1960.Todos os projetos da COPEL, nessa época, eram da autoria de Orestes Mário Donato.

Posteriormente, esse prédio passou a ser a sede da Malharia Italiana (La Bottega Italiana), primeira Malharia de Campos do Jordão, de propriedade do Sr. Giovanni Zoffoli e sua esposa D. Anna.

Já podemos notar nesta foto que, a vegetação existente já está bastante difundida em vários locais do Bairro, diferentemente das fotos das décadas de 1920 a 1950 quando essa vegetação estava concentrada nas confluências dos morros,a exemplo do que pode ser observado no topo desta mesma foto.

 

 

 

 

Vila Capivari - 1932


Vila Capivari - 1932 ((C6))Com certeza, uma manhã de inverno do ano de 1932. No primeiro plano, a Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Em frente à Estação, as barraquinhas de um acampamento de alunos do curso de Engenharia do Mackenzie de São Paulo que, certamente, vieram passar alguns dias aqui em Campos do Jordão em seus períodos de férias escolares.

Mais ao centro a primeira Igreja de Vila Capivari que tinha o nome de Santa Terezinha. Esta Igreja foi construída no ano de 1929 e demolida no ano de 1940. No mesmo local foi construída a atual Igreja de São Benedito. O nome de Santa Terezinha passou a denominar a Igreja de nossa Padroeira, a Matriz de Vila Abernéssia,construída para substituir a primeira Igreja de Vila que tinha o nome de Santa Izabel, que ficava na área atualmente ocupada pelo nosso Jardim (Praça da Bandeira), bem próxima ao atual Gazebo Municipal.

No atual triângulo turístico e famoso da Vila Capivari, somente os antigos prédios onde estiveram estabelecidos o Empório Damas, do Sr. Luiz Damas, Casa Pedro Paulo, Empório São Paulo, do Sr. Joaquim Pinto Seabra, Henry Matarasso Decorações e posteriormente Malú Decorações que, ainda permanece no mesmo local, porém em novo prédio.Mais à esquerda desse famoso triângulo, o sobradinho onde havia a loja de lembranças típicas "A Tirolesa", do Sr. Karl Polhüber e sua esposa D. Ernestina. O prédio, atualmente, já bastante modificado é ocupado pela "Esquina do Pastel", do José Luiz Santiago e da Mila Padula Santiago.

Mais acima, na mesma direção da atual "Esquina do Pastel", as residências dos Drs. Hermes Alves de Lima Jr., Gastão Mesquita, Gastão Vidigal, Eduardo Levy e outros.

Bem á direita, o sobradinho onde funcionou, por vários anos, a Clínica do Dr. João Pedro Além,especializado em tisiologia e, posteriormente, em cardiologia, responsável pelo atendimento de inúmeros pacientes de Campos do Jordão e cidades circunvizinhas, até do Sul de Minas Gerais, onde funciona atualmente (2008) o Restaurante "Panela de Ferro", em frente ao Hotel Estoril.

 

 

 

 

Vila Capivari - 1927


Vila Capivari - 1927 ((C7))À direita da foto o barracão de zinco utilizado como a "GARE", garagem para abrigar os bondes e pranchas da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Este enorme galpão existe até hoje, porém foi transformado em diversa lojinhas para a venda da mais variada espécie de lembranças típicas da região, inclusive malhas diversas e artigos feitos em lã.

Mais ao centro e também à esquerda, o acesso aos atuais Bairros, Alto do Capivari, Jardim Manancial e outros.

Nesta foto também é bem visível a vegetação existente, somente na confluência dos morros, onde normalmente existe algum pequeno curso d´água.

Bem à esquerda e no alto, as terras que hoje estão ocupadas pelo Bairro "Jardim da Pérolas", implantado pelo Dr. Élbio Camilo e outros sócios da Imobiliária Pérola de São Paulo.

 

 

 

 

Vila Capivari - Década 1930


Vila Capivari - Década 1930 ((C8))No primeiro plano,à esquerda, a Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e a casa de funcionários da Ferrovia.

Um pouco acima da Estação o prédio onde estiveram estabelecidos, o Empório Damas, de Luiz Damas, a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, do Sr. Joaquim Pinto Seabra, Henry Matarasso Decorações e, por último, Malú Decorações que permanece até hoje no mesmo local (2008), porém em novo prédio.

Um pouquinho acima, ainda no lado esquerdo, o sobradinho onde foi estabelecido o Sr. Karl Polhüber e esua esposa D. Ernestina, com sua loja de artesanatos típicos "A Tirolesa". Este prédio já bastante modificado, abriga a atual "Esquina do Pastel" de José Luiz Santiago e Mila Padula Santiago.

Ao centro e mais à direita, respectivamente, as casas das Avenidas Macedo Soares, Victor Godinho e Emílio Ribas, já no sentido das Vilas Jaguaribe e Abernéssia.

É bem visível nesta foto que a vegetação existente à época era bem menos intensa e localizava-se nas confluências dos morros.No geral a vegetação era rasteira e predominavam as gramíneas e capins diversos, inclusive a famosa vassourinha, pequena vegetação de pouco mais de 10 a 15 centímetros de altura, que deixava os campos todos floridos de tons rosáceos, quase sempre, nas proximidades do carnaval, nos finais dos meses de fevereiro e começo de março.Felizmente, no que restou de nossos morros, ainda podemos ver esse espetáculo, embora bem reduzidamente.

 

 

 

 

Vila Capivari - 1927


Vila Capivari - 1927 ((C9))Uma parte de Vila Capivari vista do alto do Morro do Elefante primitivo, por turistas, proprietários de residências destinadas ao descanso em finais de semana e em períodos de férias.

A parte de Vila Capivari que aparece na foto, corresponde à que abrange a parte da Rua Diogo de Carvalho e Ruas Dr. Domingos Jaguaribe, Eurico Sodré e outras.

A parte montanhosa, da esquerda até quase ao centro da foto, hoje é ocupada pelos Bairros, Hípica e Jardim da Pérolas.

Bem visível a vegetação existente na confluência dos morros .No restante, somente a vegetação bem rasteira, composta de gramíneas, capins diversos e o pequeno arbusto vassourinha, com altura entre 10 a 15 centímetros,que floresce nos meses de fevereiro e março, bem próximo ao carnaval, que deixa os campos com diversas tonalidades róseas.

 

 

 

[1/3]

 

 

 

Outras Categorias de fotos 

 

ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias.

 

Obrigado,   

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -