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Fotografias que contam a história de Campos do  Jordão.


 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 00))Mapa do ano de 2003, mostrando as principais estações e paradas da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Uma estação ferroviária ou gare é uma construção destinada a embarque ou desembarque de passageiros de trem e, secundariamente, ao carregamento e descarregamento de carga transportada. Usualmente consiste em pelo menos um edifício para passageiros (e possivelmente para cargas também), além de outras instalações associadas ao funcionamento da ferrovia. As estações mais antigas costumavam ser construídas para ambos os fins - passageiros e cargas, embora, com frequência houvesse um terminal de frete nas proximidades, mesmo em comunidades pequenas. Essa dualidade de propósitos é menos comum hoje em dia, quando os terminais de carga são, em geral, restritos às estações maiores. Se a estação está localizada no final/início da via férrea, chama-se terminal).

Passarelas suspensas estão presentes usualmente para permitir aos passageiros um acesso fácil e seguro aos trens. Estruturas destinadas aos passageiros, como abrigos, bilheterias e bancos podem ser encontradas nas plataformas ou na parte de circulação pública da estação.

Durante uma viagem, o termo parada é utilizado em avisos, para diferenciar uma interrupção na qual passageiros podem embarcar ou desembarcar do trem.

A Estrada de Ferro Campos do Jordão com 47 quilômetros de extensão tem seu ponto inicial na cidade de Pindamonhangaba-SP. e seu ponto final na cidade de Campos do Jordão, na Estação Emílio Ribas.

As Estações e Paradas da Estrada de Ferro Campos do Jordão desde seu ponto inicial até seu ponto final, tendo à frente a identificação do quilômetro onde estão localizadas, o ano em que foram construídas e a altitude em que estão localizadas, são as seguintes:

1. Estação Pindamonhangaba - Km 0 - Data provável, desde 1922 - Altitude - 552,23 m.
2. Estação Subúrbios - Pindamonhangaba - Km 0 - Data - 04.05.1922 - Altitude - 552,23 m.
3. Parada Mombaça - Km.5,687 - Data - 1957 - Altitude - 541 m.
- Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba do Sul - Pilares etc. construídos entre 1913 e 1914. Estruturas metálicas construídas na França - Instaladas no ano de 1924 - Km 07 - vão de 160 m.
4. Parada Cerâmica - Km. 7,750 - Data - 1957 - Altitude - 541m.
5. Parada São Miguel - Km. 9,730 - Data - 1964 - Altitude - 541m.
6. Parada Agente Hely - Km.10,680 - Data - 1953 - Altitude - 543m.
7. Parada São Judas Tadeu - Km. 11,890 - Data - 1957 - Altitude - 548m.
8. Estação Expedicionária (Anteriormente, até 1940, Estação Bonsucesso) - Km 12, 827 m. - Data - 1916 - Altitude - 553,08 m.
- Ponte Metálica sobre o Rio Piracuama - Data 1913 - Km. 14.674 m. - Vão de 16 m.
- Ponte Metálica sobre o Rio Piracuama - Data 1913 - Km.16,754 m. Vão de 31 m.
9. Parque Reino das Águas Claras - Km. 17 - Data - 1972 - Altitude - 587m. (subúrbios).
10. Parada Monteiro Lobato - Km 17 - Data - 2014 - Altitude - 597m. (fretamento).
11. Parada Vovó Laurinda - Km. 18 - Data - 1986 - Altitude - 590m.
12. Parada Centenário - Km. 18 - Data - 2014 - Altitude - 590m.
13. Estação Piracuama - Km 20,445 m - Data - 1916 - Altitude - 604,20 m.
14. Estação de Eugênio Lefèvre (nome antigo) - Alto da Serra - Santo Antonio do Pinhal (nome atual) - KM. 28, 024 m. - Data - 1916 - Altitude - 1.161,72 m.
15. Parada Pagé - Km. 29,964 m. - Data - 1945 - 1.280m.
16. Parada Renópolis - Km. 31, 230 m. - Data - 1930 - Altitude - 1317 m.
17. Parada Tanaka (Anteriormente Parada Sapé) - Km. 34,611 - 1946 - Altitude - 1.567m.
18. Parada Gavião Gonzaga - Km. 36,034 m. - Data - 1930 - Altitude - 1.652, 98 m.
19. Parada Cacique - Km. 37, 100 m. - Data - 1916 - Altitude - 1.743 m.
20. Alto do Lajeado ou Cacique - Km. 37,100 m. - Altitude - 1.743 m - Ponto Culminante Ferroviário do Brasil.
21. Parada Toriba - Km. 37, 693 m. - Data - 1943 - Altitude - 1.729 m.
22. Parada São Cristóvão - Km. 38,610 m. (38.846) -1931 - Altitude - 1.645,67 m.
23. Portal de Campos do Jordão - Km.39,066 - Data - 1988 - Altitude - 1.604m.
24. Parada Divina Providência ou Sanatórios - Km. 40, 616 m. - 1944 - Altitude - 1.600 m.
25. Parada Fracalanza - Km. 41,595 m - Data - 1946 - Altitude - 1.590 m.
26. Parada Viola - Km. 42,180 - Data - 1960 - Altitude - 1.589m.
27. Estação de Vila Abernéssia - Km. 42,844 m - Data - 1919 - Altitude - 1.585,9 m.
28. Parada Vila Sodipe (Vila N.S. de Fátima) - Km. 43 - Data - 1960 - Altitude - 1.586m.
29. Estação Jaguaribe - Km. 44,319 - Data - 1928 - Altitude - 1.581m. - OBS: Não existe mais.
30. Parada Grande Hotel - Km. 45,096 m - Data - 1944 - Altitude - 1580 m.
31. Parada Damas - Km. 45, 8 m. (46,670m) - Data - 1939 - Altitude - 1.578 m.
32. Estação Emílio Ribas - KM. 46,670 m - Data - 07.11.1924 - Altitude - 1.573,8 m.

Um pouco da história da Ferrovia:

A Estrada de Ferro Campos do Jordão: Ferrovia idealizada pelos grandes médicos sanitaristas de renome nacional e até internacional Drs. Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho.

Drs. Emílio Marcondes Ribas – Médico higienista e sanitarista, nascido em Pindamonhangaba-SP, em 11 de abril de 1862, falecido no dia 19 de fevereiro de 1925, com 63 anos de idade.

Dr. Victor Godinho – Médico Sanitarista, nascido no Rio de Janeiro, em 26 de dezembro de 1862, falecido no dia 26 de setembro de 1922, com 59 anos de idade.

A idéia visava a construção de ferrovia, com 46 quilômetros e 670 metros, ligando as cidades de Pindamonhangaba e Campos do Jordão. Pindamonhangaba, situada no Vale do Paraíba, mantinha, através da Estrada de Ferro Central do Brasil, acesso aos grandes centros de São Paulo e Rio de Janeiro e, consequentemente, a todo território nacional através de outras ferrovias e meios de comunicação e transporte.

Antes da ferrovia, o acesso entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão era muito precário e difícil. Não havia estrada, simplesmente caminhos de difícil locomoção. Era uma verdadeira escalada da Serra da Mantiqueira. A única tentativa de cura para a tuberculose, o mal do século XX, era o clima de Campos do Jordão, associado à boa alimentação e ao repouso regrado. O caminho árduo entre as duas cidades somente era vencido a pé, em lombos de cavalos e burros e, para os mais abastados, por meio de liteiras ou banguês. Imaginem um doente, muitas vezes em estado avançado da tuberculose, ter de enfrentar 46 quilômetros nessas condições. A idealização da ferrovia visava, exatamente, facilitar o acesso para os doentes, tornando-o mais rápido e confortável. A idéia da construção da Ferrovia era facilitar o acesso para milhares de brasileiros dos mais distantes rincões do nosso território nacional até Campos do Jordão, em busca da única chance para a cura da terrível doença. Era, realmente, “Uma escalada para a vida”.

No ano de 1908 - Foi autorizada a Concessão para construção de uma estrada de ferro ligando a cidade de Pindamonhangaba a Campos do Jordão.

No dia 25 de maio de 1912 – Foi Constituída a Sociedade Anônima Estrada de Ferro Campos do Jordão.

No dia 27 de abril de 191 – Foi efetuado o cravamento da primeira estaca para a construção da EFCJ.

No dia 18 de julho de 1912A Sociedade Anônima Estrada de Ferro Campos do Jordão contrata os serviços do importante, competente e inesquecível Empreiteiro, de vasta experiência na construção de ferrovias, EBASTIÃO DE OLIVEIRA DAMAS, para a construção da ferrovia.

No Dia 1º de outubro de 1912 – Foram concluídos os estudos de locação do traçado e início dos serviços de construção da ferrovia. Os trabalhos técnicos da construção da Ferrovia - Ficaram a cargo do Engenheiro Antonio Prudente de Morais, assistido pelos Engenheiros José Antonio Salgado e Guilherme Winter.

Durante a construção da Ponte sobre o Rio Paraíba os operários enfrentaram sérios problemas com cobras e aranhas venenosas, mosquitos, jacarés e bichos diversos. Foi o maior canteiro de trabalho e a obra mais difícil. Foram utilizadas caixas de chapas de aço com formato aproximado dos pilares, prensadas com pedras pesadíssimas nas bordas facilitando seu entranhamento na areia do fundo do rio. No seu interior 20 a 30 operários. Serviço executado dia e noite com iluminação de gás de carbureto, chegando a intoxicar vários operários.

Subida da Serra, topografia difícil, frio, animais peçonhentos etc..

15 de novembro de 1914 – A Ferrovia foi oficialmente inaugurada. Praticamente 02 anos e 45 dias após início da construção.

A Importância da EFCJ, além de facilitar o acesso para milhares de brasileiros dos mais distantes rincões do nosso território nacional até Campos do Jordão, em busca da única chance para a cura da terrível doença, propiciou o transporte de materiais para a construção dos Sanatórios, diversos prédios importantes, Hotéis e residências de Campos do Jordão.

Posteriormente, a grande importância da Ferrovia está direcionada para o incremento do Turismo na Serra da Mantiqueira.

Lamentáveis tentativas no sentido da desativação da EFCJ. Motivos inconcebíveis.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 01))Estação Pindamonhangaba - A primeira - Km 0 - Data provável, desde 1922 - altitude 552,23 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 01A))- Estação Pindamonhangaba - A atual - Km 0 - Data provável, desde 1980 - altitude 552,23 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 02))Estação Subúrbios - Pindamonhangaba - Km 0 - Data - 04.05.1922 - altitude 552,23 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 03))Parada Mombaça - Km.5,687 - Data - 1957 - Altitude - 541 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 03A))Parada Mombaça - Km.5,687 - Data - 1957 - Altitude - 541 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba ((FS313 - 03B))Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba do Sul - Pilares etc. construídos entre 1913 e 1914. Estruturas metálicas construídas na França - Instaladas no ano de 1924 - Km 07 - vão de 160 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba ((FS313 - 03C))Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba do Sul - Pilares etc. construídos entre 1913 e 1914. Estruturas metálicas construídas na França - Instaladas no ano de 1924 - Km 07 - vão de 160 m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 04))Parada Cerâmica - Km. 7,750 - Data - 1957 - Altitude - 541m.

 

 

 

 

Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas


Estrada de Ferro Campos do Jordão - Estações e Paradas ((FS313 - 05))Parada São Miguel - Km. 9,730 - Data - 1964 - Altitude - 541m.

 

 

 

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Edmundo Ferreira da Rocha

 

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