Inauguração - Estação Tratamento Esgotos de Campos do Jordão - 22/03/2014


Inauguração - Estação Tratamento Esgotos de Campos do Jordão - 22/03/2014

Estação de tratamento de esgotos de Campos do Jordão - Uma conquista demorada, porém concretizada.

No dia 22 de março de 2014, dia Mundial da Água, o médico e Governador Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, o conhecido Dr. Geraldinho Alckmin (Pindamonhangaba - 07/11/1952), o 35º governador do Estado de São Paulo, inaugurou em Campos do Jordão, uma das mais importantes estâncias climáticas do país, a tão sonhada e há muito tempo esperada, Estação de Tratamento de Esgoto. O município está localizado na Região Administrativa de São José dos Campos.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Campos do Jordão está instalada em uma área de 480 mil metros quadrados, ocupando somente 4% da mesma, aproximadamente 20 mil metros quadrados. Está localizada em uma linda região nas proximidades do nosso Horto Florestal.

Com um investimento de R$ 106 milhões de reais feitos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, Campos do Jordão recebe a sua Estação de Tratamento de Esgoto. A Estação tem capacidade para tratar 213 litros por segundo. A obra compreendeu a execução de 21 quilômetros de tubulações, três estações elevatórias e 500 ligações (a maioria dentro dos rios), atendendo à demanda atual da população fixa de 48 mil pessoas e à população flutuante, de mais de um milhão e quinhentos mil turistas. Com a conclusão da obra a SABESP passa a atender aproximadamente 11.000 imóveis com coleta de esgotos.

O jordanense pode se orgulhar. Trata-se do mais moderno sistema de tratamento de esgotos da América Latina e é fruto do esforço do governo do Estado e um reconhecimento à luta dos ambientalistas locais, que há mais de 10 anos reivindicam o tratamento.

“Nós estamos limpando as águas e melhorando a qualidade ambiental e a saúde da população”, comentou o governador Geraldo Alckmin, que ainda destacou que não há nenhum Estado no Brasil que invista mais em saneamento do que o Estado de São Paulo.

O saneamento deve minimizar os casos de viroses e diarréias que afetam, sobretudo, as crianças e deve influir positivamente em dois índices: na mortalidade infantil e elevar a classificação da cidade no Município Verde Azul, parâmetro com o qual o governo mede o requinte ambiental dos municípios.

Para o prefeito municipal de Campos do Jordão, Frederico Guidoni Scaranello, o conhecido Fred Guidoni (01.01.2013 a 31.12.2016), a inauguração finda um processo que começou com a assinatura do primeiro protocolo pelo ex-prefeito municipal Fausi Paulo (01/01/1989 a 31/12/1992) e é motivo de orgulho para o jordanense.

“É mais um benefício que a cidade recebe, do governo do Estado. Já contamos com cerca de 10 milhões para investimentos. Aos poucos vamos transformando e modificando a cidade”, disse.

O governador Geraldo Alckmin aproveitou o momento para liberar mais R$ 3,8 milhões de recursos do DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias para o município e autorizou a construção de 50 unidades habitacionais pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e reafirmou os recursos para a construção de mais 600 unidades pelo programa “Casa Paulista”.

Agentes sócio-ambientais foram treinados pelo Instituto Pinho Bravo, de Campos do Jordão. Os jovens, inicialmente durante um ano, farão um trabalho de educação ambiental visando, dentre outras ações, a conscientização da população para reduzir as ligações de esgotos clandestinos, a correta utilização das redes, a separação do lixo reciclável e no combate do descarte do óleo de cozinha, na rede, o que ajudará na proteção dos mananciais.

O governador entregou, simbolicamente, um certificado a um dos 23 agentes, que concluíram o curso no mês de março de 2014. O curso foi ministrado em parceria com a Manacá Soluções Ambientais e Sabesp.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Campos do Jordão também contribui para a despoluição de importantes cursos d’água que atravessam o município, como os rios Capivari, Sapucaí Guaçú e os córregos Serraria, Piracuama, Sino, Galinhas e Ribeirão das Perdizes. Além disso, a estação de tratamento tem uma tecnologia de ponta, que combina lodos ativados e membranas filtrantes, capazes de devolver ao meio ambiente um efluente de alta qualidade. A técnica permite a separação de microorganismos (bactérias, vírus e protozoários), partículas, moléculas e íons, além de não ser poluente, ter fácil operação, rendimento alto e curto tempo de parada para limpeza. No saneamento, as membranas são utilizadas principalmente para a água potável, dessalinização, tratamento e reuso de esgotos. Em Campos do Jordão, a estação é a primeira totalmente coberta, assim, os gases resultantes do processo serão tratados em ambiente fechado, antes de serem lançados no meio ambiente. Isso reduz o odor dos tanques. Houve especial preocupação evitando o comprometimento do visual da região especial onde está localizada. Também, um eficiente sistema de isolamento acústico evita a possibilidade de causar incômodo à vizinhança.

Com o apoio e a parceria do Ministério Público, a obra teve início em 2011, uma vez que a Sabesp teve que esperar o licenciamento ambiental para iniciar e foi entregue no prazo estipulado de 30 meses. Ao término ela gerou 132 empregos diretos e 402 indiretos.

O investimento comporta o crescimento populacional (fixo e flutuante) até 2035, garante o tratamento de 100% dos esgotos coletados e amplia a coleta de 66% para 70%, beneficiando diretamente os bairros Vila Serraria, Vila Fracalanza, Vila Abernéssia, Vila Guarani, Vila Albertina, Vila Nova Suíça, Vila Maria, Vila Nair, Vila Nova, Vila Britânia, Vila Paulista, Vila Telma, Vila Nadir, Vila Jaguaribe, Vila Capivari, Vila Becker, Vila Isabel e Jardim Alpestre e Bairro Jardim do Embaixador.

Nos próximos dois anos serão implementados mais 100 quilômetros de rede que elevarão o índice de cobertura com rede de esgoto no município para 100% (cem por cento).

OBS: Texto adaptado por Edmundo Ferreira da Rocha

 

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -