CEENE - Reencontro das Turmas de 1963 a 1969.


CEENE - Reencontro das Turmas de 1963 a 1969.

REENCONTRO DAS TURMAS 63-69

Depois de longo período de difícil, porém, esmerada programação e organização, aconteceu no dia 22 de novembro de 2014, o tão esperado “Reencontro das Turmas de 1963 a 1969 de ex-alunos do CEENE”, o saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão. A princípio esse reencontro previa somente a participação das turmas correspondentes ao período indicado 1963 a 1969. Considerando a grande aceitação e o entusiasmo de vários alunos de outras turmas anteriores e posteriores ao mencionado período, a Comissão Organizadora, sábia e felizmente, não foi inflexível, permitindo, com igualdade, que todos interessados em participar do memorável encontro, viessem somar e demonstrar suas saudades e momentos de grande emoção, na inesquecível oportunidade.

O memorável, inesquecível e emocionante “Reencontro” aconteceu nas dependências da Associação Cristã de Moços - A.C.M., gentilmente cedida pelos seus dirigentes. A ªC.M. como é mais conhecida tem sua sede em Campos do Jordão, na Rua Joaquim Corrêa Cintra, 320, Vila Paulista, em frente ao Colégio “Theodoro Corrêa Cintra”.

O início do reencontro foi marcado para as 10:30 horas e o término, previsto para as 18:30 horas.

A semente desse importante evento surgiu após alguns contatos, entre os companheiros do CEENE, Maria Cristina Comparotto e Alexandre Brisola dos Santos.

Na seqüência, oportunamente, a companheira Maria Cristina Comparotto criou o grupo e uma página na internet, via “Facebook”, denominada “TURMAS 63 a 69 de EX ALUNOS DO CEENE E PESSOAS VINCULADAS”. Graças à Internet, através da página do “Facebook”, os ex-alunos, professores e demais pessoas vinculadas, puderam postar mensagens, fotografias históricas da época, comentários e sugestões.

No início, a Comissão Organizadora do evento contou com a dedicação, direção e administração da própria Maria Cristina Comparotto, com a colaboração do companheiro Alexandre Brisola dos Santos. Posteriormente, essa Comissão, passou a contar com o apoio entusiasmado e incansável da companheira Marilda Helena Silva e Souza que assumiu, também, a condição de moderadora do Grupo através da Internet.

No dia 22/novembro/2014, a partir do horário estabelecido, começaram a chegar às dependências da A.C.M. os ex-alunos, professores e pessoas vinculadas que confirmaram, antecipadamente, suas presenças. Os reencontros e as confraternizações, muitos depois de 50 anos, foram realmente emocionantes e repletos de muita felicidade. Muitas lágrimas ocorreram nesse reencontro inesquecível, porém, lágrimas de muita felicidade e alegria Muitos puderam ter a feliz e esperada oportunidade, depois de muitos anos, até sem qualquer notícia uns de outros, de ficarem frente a frente com colegas inesquecíveis. Amigos e companheiros de turmas da mesma época e, também, contemporâneos de outras turmas, puderam demonstrar com abraços e beijos, há muito esperados e desejados que, infelizmente, não aconteceram no passado, todo carinho e amizade que, sempre, sentiram uns pelos outros.

No local da confraternização, devidamente organizado pela Comissão responsável, foi colocado comercialmente, à disposição dos participantes, um bom serviço de “Buffet” de alimentação, com lanches, sanduíches, salgadinhos, água, refrigerantes e sucos. Os participantes, também, ficaram livres almoçar nos restaurantes de suas preferências, existentes na cidade.

Foram cadastrados mais de 300 participantes que viriam ao evento, dentre ex-alunos, professores, funcionários do Colégio e familiares. Por motivos diversos, plenamente justificados, infelizmente, alguns deixaram de comparecer.

A abertura oficial do Reencontro aconteceu por volta das 14 horas, cabendo à professora Marilda Helena Silva e Souza, já denominada “a pequena notável”, a saudação de boas vindas aos presentes, ex-alunos, professores e pessoas vinculadas. Também, aproveitou a oportunidade para saudar e homenagear especialmente, diversos professores que compareceram e prestigiaram o reencontro, dentre ele os professores: Guido Machado Braga, residente na cidade da Aparecida-SP., Vanda Kara José Pinheiro, Anna Maria Barbosa Rocha, Maria Barionuevo Kallas e Nhura Vasconcellos Zanetti, residentes em São Paulo, João Costa de Oliveira, Alexandre Aboud e Janete Nejar.

Na seqüência, o orador designado pela Comissão Organizadora, o ex-aluno da Turma de 1963 do CEENE, da minha turma, Paulo Roberto de Almeida Murayama, o conhecido e querido Shizutinho, com muita eloqüência e oportunidade, fez um belo e emocionante retrospecto dos principais, importantes e inesquecíveis acontecimentos que marcaram a década de 1960. Com conhecimento deu ênfase àqueles que marcaram a história de Campos do Jordão e, também, aqueles que marcaram a história do Brasil e do mundo. Lembrou de relevantes acontecimentos políticos, da arte e da cultura e, também, das músicas inesquecíveis que valorizaram grandes produções cinematográficas e marcaram as gerações os anos da década de 1960.

Após a abertura oficial e das palavras do orador, a confraternização continuou alegre e animada, muitas conversas entre uns e outros e em grupo. Foram relembrados vários acontecimentos interessantes da época de estudante, envolvendo alunos e professores. Muita brincadeira e risadas soltas e descontraídas. O momento também foi aproveitado para troca de informações, de endereços e de telefones. Com certeza, com as facilidades atuais, com telefones digitais que tiram fotos e máquinas fotográficas diversas, também digitais, fotografias para recordações, foram tiradas às centenas.

Na continuidade da programação, muito bem elaborada e administrada pela Comissão Organizadora, às 16 horas, os participantes do reencontro tiveram oportunidade de, acompanhados pela Diretora da atual “Escola Tancredo de Almeida Neves”, professora Lúcia Faria de Morais Pinelli, visitar o prédio onde, durante várias décadas, este sediado o Colégio e Escola Normal Estadual - CEENE, situado na Rua Altino Arantes, 172, altos da Vila Suíça. Visitaram as dependências do Colégio, especialmente, a famosa, maravilhosa e inesquecível “Sala de Desenho” idealizada, projetada e totalmente decorada com desenhos geométricos, barras decorativas, molduras, rosáceas e desenhos pedagógicos e ilustrativos, desenhados pelo Mestre professor Expedito Camargo Freire, carinhosamente chamado secretamente de “Camargão”, um artista de renome internacional, o grande pintor da paisagem de Campos do Jordão.

Lamentavelmente, todas as 50 pranchetas de madeira de pinho do Paraná, idealizadas e desenhadas pelo prof. Camargo foram retiradas da Sala e acondicionadas em local impróprio. Infelizmente, quase todas, foram danificadas pela ação de cupins e umidade, só restando umas duas. A sala passou a ser utilizada como sala de aula normal. Os desenhos e toda decoração da Sala foram muito danificados, por diversas ações indevidas dos alunos. Felizmente, no ano de 2011 os desenhos e toda decoração foram, cuidadosa e habilmente restaurados pelo artista plástico Luiz Pereira Moysés, o conhecido Tubarão. A re-inauguração da Sala aconteceu no dia 09 de junho de 2011. Atualmente a sala está sendo preservada.

Nessa sala que contava até com sistema de som com freqüência modulada, o máximo para a época, ele ministrava as suas maravilhosas aulas de desenho. Gostava inclusive, de contar diversos casos e histórias interessantes, sempre com finais hilariantes. Mesmo que os alunos não rissem pelas histórias, acabavam rindo, e muito, com o seu jeitão especial de falar e de encenar as histórias contadas.

Muitos que participaram desse memorável reencontro, ainda, tiveram oportunidade de continuar a confraternização durante a noite, em um restaurante situado em Vila Capivari.

Não temos dúvida que os momentos emocionantes desse reencontro, ficarão registrados em nossas memórias e na história da nossa vida e da nossa cidade.

Temos certeza que todos nós, indistintamente, jamais nos esqueceremos de todos nossos queridos professores, mestres e diretores, de todos aqueles que conhecemos ao longo da nossa vida estudantil, de todos aqueles que trabalharam com muito carinho e dedicação em várias e diversas funções, administrativas e operacionais. A todos, a nossa eterna e verdadeira gratidão pelos maravilhosos exemplos e ensinamentos que nos deram, preparando-nos para encarar a vida e seus desafios, sempre com sabedoria e dignidade.

Edmundo Ferreira da Rocha - 23 de novembro de 2014.

 

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -