Reencontro de Ex-alunos do CEENE de diversas épocas - 22 de agosto de 2015
Depois dos memoráveis reencontros de ex-alunos do saudoso Colégio e Escola Normal Estadual de Campos do Jordão - CEENE, ocorridos em 22/11/2014, na sede da Associação Cristã de Moços - A.C.M. de Campos do Jordão; No 25/04/2014, no Restaurante da “Cília”; mais um memorável reencontro aconteceu no final de semana 21 e 22/agosto/2015, também em Campos do Jordão, desta vez, no Restaurante “O Barril”, situado no Bairro do “Recanto Feliz”.
A princípio esses reencontros previam somente a participação das turmas do CEENE, correspondentes ao período de 1963 a 1969. Considerando a grande aceitação e o entusiasmo de vários alunos de outras turmas anteriores e posteriores ao mencionado período, a Comissão Organizadora, sábia e felizmente, não foi inflexível, permitindo, com igualdade, que todos interessados em participar do memorável encontro, viessem somar e demonstrar suas saudades e momentos de grande emoção, na inesquecível oportunidade.
O início do reencontro, inicialmente marcado para o dia 21 de agosto de 2015, previa uma visita ao Grupo Escolar Dr. Domingos Jaguaribe, onde muitos haviam feito o curso primário, situado no Bairro de mesmo nome Vila Jaguaribe. Posteriormente previa uma visita ao magnífico e maravilhoso “Museu da Xilogravura”, situado nas proximidades do Grupo Escolar e da Igreja Nossa Senhora da Saúde. Esse museu foi totalmente organizado, montado e é dirigido pelo seu criador, o Professor Antonio Fernando Costella.
A semente desses importantes eventos surgiu após alguns contatos, entre os companheiros do CEENE, Maria Cristina Comparotto e Alexandre Brisola dos Santos.
Na seqüência, oportunamente, a companheira Maria Cristina Comparotto criou o grupo e uma página na internet, via “Facebook”, denominada “TURMAS 63 a 69 de EX ALUNOS DO CEENE E PESSOAS VINCULADAS”. Graças à Internet, através da página do “Facebook”, os ex-alunos, professores e demais pessoas vinculadas, puderam postar mensagens, fotografias históricas da época, comentários e sugestões.
No início, a Comissão Organizadora do evento contou com a dedicação, direção e administração da própria Maria Cristina Comparotto, com a colaboração do companheiro Alexandre Brisola dos Santos. Posteriormente, essa Comissão, passou a contar com o apoio entusiasmado e incansável da companheira Marilda Helena Silva e Souza que assumiu, também, a condição de moderadora do Grupo através da Internet.
Os reencontros e as confraternizações, muitos depois de 50 anos, como sempre, são realmente emocionantes e repletos de muita felicidade. Muitas lágrimas ocorrerem nesses reencontros inesquecíveis, porém, lágrimas de muita felicidade e alegria Muitos puderam ter a feliz e esperada oportunidade, depois de muitos anos, até sem qualquer notícia uns de outros, de ficarem frente a frente com colegas inesquecíveis. Amigos e companheiros de turmas da mesma época e, também, contemporâneos de outras turmas, puderam demonstrar com abraços e beijos, há muito esperados e desejados que, infelizmente, não aconteceram no passado, todo carinho e amizade que, sempre, sentiram uns pelos outros.
No local da confraternização, ocorrida no dia 22 de agosto de 2015, foi devidamente organizado pela Comissão responsável. Na oportunidade, foi colocado comercialmente, à disposição dos participantes, um jantar dançante servido no Restaurante “O Barril”, localizado no Bairro Recanto Feliz”, em Campos do Jordão.
Compareceram ao reencontro mais de 30 participantes que viriam ao evento. Por motivos diversos, plenamente justificados, infelizmente, muitos deixaram de comparecer.
Não foi feita abertura oficial. A confraternização foi alegre e animada, muitas conversas entre uns e outros e em grupo. Foram relembrados vários acontecimentos interessantes da época de estudante, envolvendo alunos e professores. Muita brincadeira e risadas soltas e descontraídas. O momento também foi aproveitado para troca de informações, de endereços e de telefones. Com certeza, com as facilidades atuais, com telefones digitais que tiram fotos e máquinas fotográficas diversas, também digitais, fotografias para recordações, foram tiradas às centenas.
Não temos dúvida que os momentos emocionantes desse reencontro, ficarão registrados em nossas memórias e na história da nossa vida e da nossa cidade.
A seguir, algumas da muitas fotografias tiradas por vários amigos e colegas do CEENE, durante o reencontro do dia 22 de agosto de 2015.
Edmundo Ferreira da Rocha - 23 de agosto de 2015. |