Sessão da Academia de Letras de Campos do Jordão - 19.03.2016


Sessão da Academia de Letras  de Campos do Jordão - 19.03.2016

Sessão da Academia de Letras de Campos do Jordão, realizada no dia 19 de março de 2016, sábado, às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Campos do Jordão, situada na Rua Inácio Caetano, 490, Vila Abernéssia, gentilmente cedida pela Edilidade local.

Pauta da Sessão:

- Homenagem prestada a Umberto Eco, escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional (Alexandria 05 de janeiro de 1932 - Milão 19 de fevereiro de 2016), pelo Acadêmico Benilson Toniolo, da Academia de Letras de Campos do Jordão, titular da cadeira 36 - Patrono Luiz Arrobas Martins.

- Palestra do Acadêmico Osmar Mammini, da Academia de Letras de Campos do Jordão, titular da cadeira 40 - Patrono Luis de Camões - “Viagem a Campos do Jordão há 120 anos”, portanto, no ano de 1896.

- Ao final da reunião da Academia de Letras de Campos do Jordão, através parceria com a Associação dos Amigos de Campos do Jordão - AMECAMPOS, será apresentado um momento musical especial através do seu “Programa - Jovens Talentos”, onde estarão se apresentando os músicos: Fábio Ferreira, com flauta e Lucas Vieira com violão. Os dois músicos estão cursando a faculdade de licenciatura e bacharelado em música da Universidade de São Paulo - USP.

A Associação dos Amigos de Campos do Jordão - AMECAMPOS, fundada em 1997 é uma organização voluntária, sem fins lucrativos, que trabalha pela melhoria de vida em Campos do Jordão e região. A associação é formada por moradores permanentes ou de finais de semana da cidade e mantida através de recursos financeiros de seus associados e de eventos organizados durante o ano para arrecadação de fundos para projetos nas áreas da cultura, educação, esporte e meio ambiente.

Na área da educação e cultura a AMECAMPOS, investe em vários projetos, como o Projeto Escola TCC, única escola pública de ensino médio da cidade que atualmente possui cerca de 2300 alunos. O Programa Jovens Talentos conta com a participação de jovens talentos da música que possuam até 27 anos. O objetivo do programa é estender por todos os meses do ano o espírito de aprendizado e exploração musical que abraça Campos do Jordão em julho com o Festival de Internacional de Inverno. O Programa Contadores de História incentiva a leitura e imaginação de crianças e jovens, incrementado com atividades lúdicas com um Teatro de Marionetes. Recentemente foi lançado o Programa Dicta e Contradicta, ocasiões em que são promovidas conversas filosóficas de alta qualidade com ícones culturais. Existe também o Programa Campos Musicantes de musicalização infantil, realizado na SEA Frei Orestes que atende mais de 100 crianças com aulas todos finais de semana.

Mensalmente estão sendo realizadas exposições de artes na Sede da Organização e na Escola TCC, apoiada pela AMECAMPOS, com artistas da região, já tendo sido exposta obras de Maria José Ávila (Premiadas no Mapa Cultural Paulista), Luiz Pereira Moysés, Cavalli, entre outros. Também foi realizada uma exposição de troféus de esportistas jordanenses das mais variadas modalidades.

O Programa Jovens Talentos é a atividade mais relevante na área cultural, promovido pela ONG AMECAMPOS, em Campos do Jordão. Todos os músicos são escolhidos por serem talentos especialmente promissores em seus instrumentos. A idade máxima para participar do programa é 27 anos e a curadoria do programa está a cargo também de dois jovens talentos, Flávio Lago e Davi Ramos. Miriam Tawil e Paulo Bilyk, ambos voluntários da AMECAMPOS também participam ativamente do desenvolvimento desse projeto e de sua curadoria. Cada recital funciona como uma oportunidade ao Jovem Talento de tocar em público de forma profissional, estruturada e para um público de qualidade, em uma fase de suas vidas na qual este tipo de exposição é crítica para o artista, testando sua concentração, desenvolvimento técnico e maturidade individual. Contamos ainda com o patrocínio do “Haras Polana”, que oferece estadia aos músicos, dentro de sua propriedade, e da “Rio Bravo Investimentos”, que oferece a todo Jovem Talento a oportunidade de gravar, em estúdio digital, um “podcast” com uma entrevista e execução musical do artista.

OBS: A Sessão Solene de Posse foi dirigida pelo Acadêmico Benilson Toniolo, vice-presidente da Academia de Letras de Campos do Jordão, ocupante da Cadeira 36 - Patrono Luiz Arrobas Martins, em virtude do impedimento da Acadêmica presidente professora Maria José Ávila, ocupante da Cadeira 19, Patrono João de Sá, pelo fato de estar se recuperando de uma cirurgia em virtude da fratura sofrida no fêmur da perna esquerda, quando do assalto sofrido no dia 28 de janeiro de 2016, por volta das 11 horas da manhã quando, em visita ao Mosteiro São João, das Irmãs Beneditinas, proximidades do centro da Vila Abernéssia, em Campos do Jordão, dois adolescentes com idade aproximada de 14 ou 15 anos, avançando contra ela, subtraíram sua bolsa com documentos, cartão de crédito, talão de cheques e quantia em dinheiro e, empurrando-a deixaram-na caída ao solo com fratura no fêmur da perna esquerda.

 

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -