Sessão Solene da Academia de Letras de Campos do Jordão - 28.01.2012


Sessão Solene da Academia de Letras  de Campos do Jordão - 28.01.2012

Durante os trabalhos da reunião: o Acadêmico Edmundo Ferreira da Rocha, ocupante da cadeira número 29, Patrono Guimarães Rosa, agradece e apresenta aspectos da vida do Padrinho, Acadêmico Pedro Paulo Filho, especialmente, como grande pesquisador e historiador Jordanense que, infelizmente, não pode comparecer na oportunidade, por problemas com a saúde. Abaixo um resumo desses aspectos:

Um pouquinho sobre meu padrinho Pedro Paulo Filho

Costumo dizer, em muitas oportunidades, que o trabalho já produzido por Pedro Paulo durante todos esses anos em que vem se dedicando ao registro da história e da cultura de Campos do Jordão, e também da cultura brasileira em geral, é algo de fenomenal. Felizmente, esse grandioso, magnífico trabalho, continua em franca produção. É um escritor apaixonado pela literatura. Desde que passei a acompanhar mais de perto o seu trabalho de escritor, fico impressionado com a sua alta produtividade. Quando termina um livro e edita, no mínimo, já tem um ou dois em fase de preparação.

No trabalho que venho executando, especialmente durante os últimos quase vinte anos de minha vida, qual seja, iconografia, por meio da garimpagem e registro das imagens de Campos do Jordão, em suas diversas fases e épocas, enfrentei toda espécie de dificuldades e decepções, felizmente superadas pelas alegrias e satisfações que surgem a cada dia. Reconheço e agradeço ao amigo Pedro Paulo a grande, valiosa e gentil ajuda que sempre dispensou a esse meu trabalho, colocando à minha disposição o seu vasto arquivo de fotografias antigas e históricas de Campos do Jordão.

Assim, posso imaginar e testemunhar, a favor do amigo Pedro Paulo, sobre as dificuldades e decepções que, com certeza, enfrentou durante grande parte da sua vida de pesquisador e historiador.

Já tive a oportunidade de dizer inúmeras vezes, para pessoas amigas e até para o grande amigo Pedro Paulo: “Esse trabalho que você já desempenhou e vem desempenhando em prol da preservação da história e da cultura de Campos do Jordão é realmente hercúleo, monumental e magistral. Posso imaginar os grandes tropeços que você sofreu durante essa sua longa e demorada caminhada em busca dos seus principais objetivos, procurando deixar registrado para o futuro e posteridade um pouco da história.”

Vários trabalhos, elaborados paciente e cuidadosamente pelo Pedro Paulo tiveram e continuam tendo grande e merecido sucesso. Digo tudo isso com bastante conhecimento sobre as diversas dificuldades que deve ter enfrentado durante a difícil e demorada caminhada, encetada para a coleta da matéria necessária para a elaboração do livro sobre a História de Campos do Jordão, um compêndio de mais de oitocentas páginas, registrando fatos históricos sobre tudo o que aconteceu em Campos do Jordão, inclusive, muito antes da sua fundação oficial, até os dias atuais. Somente esse livro é mais que suficiente para afirmar, com muita convicção e merecimento, que Pedro Paulo Filho é o único e verdadeiro historiador em Campos do Jordão. Ao seu lado, em passado não muito distante, foi também grande historiador o nosso querido, dileto e saudoso amigo Condelac Chaves de Andrade, que, com certeza, abriu os caminhos iniciais para o magistral trabalho mencionado.

É preciso deixar registrado também: Pedro Paulo Filho, acredito, auxiliado por alguma intuição superior, executou esse grandioso trabalho sobre a história de Campos do Jordão, na hora certa, no momento exato. Qualquer demora na execução desse trabalho teria sido altamente desastrosa para a nossa história. Digo isso baseado em recentes pesquisas em que tenho tentado conseguir vários dados sobre alguns aspectos e setores da nossa história, para colocar em meu site especialmente dedicado a registrar a história e a cultura de nossa cidade pela fotografia, sem qualquer perspectiva de sucesso. Boa parte das entidades ou locais onde, possivelmente, poderíamos levantar esses dados que procuramos, já não existem mais, e ninguém sabe o paradeiro dos registros que, com certeza, existiam. Assim, grandes e importantes registros da nossa história já teriam sido perdidos para sempre, infelizmente. Graças ao trabalho dedicado e perseverante desenvolvido e executado pelo Pedro Paulo Filho, na hora exata, a grande maioria dos fatos e registros históricos da nossa cidade está preservada e registrada no seu magistral livro “História de Campos do Jordão”.

Com certeza, não fosse esse trabalho que garantiu o completo registro da nossa história, no momento oportuno, qualquer outra tentativa, em qualquer tempo futuro, não teria conseguido o mesmo êxito.

 

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -