Parque dos Cedros - dia 03 de outubro de 2012 - Abraço simbólico .


Parque dos Cedros - dia 03 de outubro de 2012 - Abraço simbólico .

Parque dos Cedros - abraço simbólico

O tradicional, conhecido e maravilhoso “Parque dos Cedros”, está situado no centro da Vila Abernéssia, ao lado do Pólo de Estacionamento, local onde, aos sábados, é realizada a tradicional, concorrida e prestigiada “Feirinha de produtos hortifrutigranjeiros”, trazidos pelos beneméritos e incansáveis produtores rurais das regiões vizinhas da cidade. Também, está localizado, em frente à Sede da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB; junto à Sede da Associação Comercial e Empresarial de Campos do Jordão - ACECJ; proximidades da Sede da Polícia Ambiental de Campos do Jordão; ao lado da antiga Delegacia de Polícia de Campos do Jordão, atualmente sede do Setor de Trânsito, para serviços de vistorias, emplacamento de veículos e outros ligados a essa área.

Esse parque, provavelmente, iniciado e implantado no final da década de 1910 ou início da década de 1920, foi denominado “PARQUE DOS CEDROS - São Francisco de Assis”, devido sua ornamentação ser composta de espécie pertencente à grande variedade desse tipo de vegetação.Atualmente, lamentavelmente, está sendo motivo de grande preocupação para os Jordanenses de raízes. Ele está na iminência de sumir literalmente.

A completa despreocupação com relação às principais políticas de preservação dos nossos principais recursos naturais e áreas verdes destinadas ao lazer e embelezamento da cidade, a falta de rigidez e clareza da legislação foram responsáveis pelo início e continuidade da deformação e descaracterização do nosso “Parque dos Cedros”.

Várias instituições conseguiram, junto aos Poderes constituídos, através de uma demarcação inusitada e lamentável, lotes para construir suas sedes no espaço pertencente ao parque. Algumas já construíram suas sedes. Outras, já estavam se preparando para implantar suas futuras sedes, antecipando triste visão sobre a descaracterização e praticamente extinção, do Parque dos Cedros.

Com a lamentável e irresponsável derrubada de árvores plantadas no início do parque, portanto, há pouco menos de cem anos, a situação ficou insustentável, gerando várias frentes de protestos, exigindo dos jordanenses de raízes, postura responsável e inadiável.

O próprio “Grupo de Escoteiros Oyaguara”, de Campos do Jordão, com íntima e tradicional ligação com a área do parque, desde a década de 1970 que, já havia estabelecido sua sede no Parque dos Cedros, preocupados em mantê-lo o mais intacto possível para a população jordanenses, inclusive, para a realização das próprias atividades de instrução e acampamento do Grupo, levou-os a recorrer junto à esfera judicial. Diversos contatos com a Promotoria Pública pedindo o embargo da área e, providências visando Ação Civil Pública, estão em andamento e já surtem os primeiros resultados. As obras em andamento estão embargadas e o assunto estará em breve, em fase de decisão definitiva.

Alguns movimentos coletivos, visando mostrar a necessidade e importância da preservação e salvação do Parque dos Cedros, estão sendo realizados.

No dia 03 de outubro de 2012, através da iniciativa do Grupo de Escoteiros Oyaguara, apoiado por diversas entidades e escolas da cidade, foi programado e realizado a partir das 10 horas da manhã um maravilhoso “ABRAÇO SIMBÓLICO” no Parque dos Cedros. Aproximadamente trezentas pessoas estiveram no local, sendo recebidas de braços abertos pelos gentis, simpáticos e operantes escoteiros. Sob o comando do Chefe Escoteiro Mitsuo Okido, foram hasteadas as Bandeiras: Nacional, de Campos do Jordão e do Grupo Escoteiro Oyaguara. Na seqüência, foi executado eletronicamente o Hino Nacional Brasileiro que foi cantado pelos presentes. Também, na seqüência, deveria ser executado da mesma forma o Hino a Campos do Jordão, porém, devido a defeito no equipamento, o mesmo não pode ser executado musicalmente, mas não foi impedimento para que o mesmo deixasse de ser cantado com muita emoção por todos.

Após, as formalidades de alto teor cívico, todos, irmanadamente unidos, segurando mão a mão, simbolicamente, abraçaram o Parque dos Cedros em toda sua extensão.

Realmente, foi um movimento maravilhoso, inesquecível e altamente favorável à necessária preservação e salvação do parque que muito representa para todos que amam Campos do Jordão, trazendo e reforçando a esperança em decisão judicial altamente favorável.

Campos do Jordão, 10 de outubro de 2012.
Edmundo Ferreira da Rocha

 

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -