Álbum histórico pertencente a Edmundo Ferreira da Rocha, colecionando as páginas do grande e saudoso jornal esportivo, “A GAZETA ESPORTIVA”, do período de 22 de março a 06 de abril de 1962. Acredito que este álbum seja uma grande raridade. Talvez, o único dessa espécie, com colecionador particular, registrando, através das páginas desse jornal, extinto desde o ano de 2001, a importante e inesquecível passagem da seleção brasileira de futebol pela cidade de Campos do Jordão.
Nesse período, 41 jogadores convocados para os treinos que iriam definir a equipe titular da Seleção Brasileira de Futebol, que iria participar da Copa Mundial de 1962, no Chile, em disputa da “Taça Jules Rimet”, primeiramente, ficaram sediados em Campos do Jordão, a convite do então laborioso e dedicado prefeito, Dr. José Antonio Padovan. Toda seleção e dirigentes ficaram hospedados nas dependências do maravilhoso, primoroso e fantástico Hotel Vila Inglesa. Essa concentração da Seleção Brasileira de Futebol em Campos do Jordão, na época, com muita propriedade, foi batizada de “ESTÁGIO DE CAMPEÕES”, pelo nosso querido e saudoso amigo Plínio Freire de Sá Campello. Homem ligado à propaganda em geral, dedicou grande parte da sua vida na divulgação das belezas e dos atrativos da nossa querida “Campos do Jordão, a 1.700 metros acima das preocupações” – frase, também, de sua autoria e amplamente usada até hoje.
Na “Montanha Magnífica”, cognome também muito utilizado pelo Campello, para divulgar os Campos do Jordão, os convocados para o “Estágio de Campeões” chegaram na cidade, dia 22 de março de 1962. O desembarque dos primeiros jogadores e dirigentes ocorreu no período da tarde, por volta das 15 horas, em frente ao Departamento Municipal de Turismo – DMTUR, então sediado no local onde hoje está a Telefônica, na Praça Marcos Damas Caldeira, em Vila Abernéssia.
O jornal “A Gazeta Esportiva” foi famoso e fez a história esportiva brasileira até o ano de 2001. Era um jornal que circulava em todo território brasileiro e foi fundado em 10 de outubro de 1947, pelo jornalista Cásper Líbero.
Em novembro de 1998 foi inaugurado o site Gazeta Esportiva.net, que em 2001 assumiu todo o acervo do periódico após a extinção do jornal. |