Foto do dia 22.05.2011.É importante observar o maravilhoso efeito da bordadura de buxinhos dos canteiros do jardim da nossa Praça da Bandeira. É importante notar que o calçamento da praça, feito com “blocretes” de concreto sextavados, estava em perfeito estado, talvez, um ou outro necessitasse ser substituído, como comprova a foto..
Na época da inauguração da nossa Praça da Bandeira, no longínquo ano de 1942, residia na cidade o famoso e grande artista plástico Carlos Barreto, que para cá veio em busca da cura para a tuberculose e trabalhava como desenhista/projetista da Prefeitura Sanitária de Campos do Jordão. Assim sendo, arrisco registrar, com grande dose de acerto, inclusive corroborado pelo amigo Pedro Paulo Filho, nosso maior, famoso e principal historiador de todos os tempos, que Carlos Barreto foi o grande projetista que idealizou a nossa praça.
Carlos Barreto era português, nascido em Funchal, na Ilha da Madeira. Assim, também, com grande dose de acerto, conheceu inúmeros e belos jardins e praças, não só em Portugal, como em outros países da Europa. Daí, os canteiros harmonicamente por ele idealizados e projetados, para receberem as elegantes bordaduras de buxinhos que deveriam ser feitas e o foram, pelos jardineiros que executaram o seu projeto, distribuindo-os hábil e cuidadosamente no espaço destinado à nossa Praça da Bandeira. Na bordadura dos canteiros da nossa saudosa Praça da Bandeira, foram utilizados os elegantes e tradicionais buxinhos, a exemplo dos mais famosos jardins franceses, como o majestoso Palácio de Versalhes, situado na cidade de Versalhes, subúrbio de Paris, na França. |