No primeiro plano,à esquerda, a Estação Emílio Ribas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão e a casa de funcionários da Ferrovia.
Um pouco acima da Estação o prédio onde estiveram estabelecidos, o Empório Damas, de Luiz Damas, a Casa Pedro Paulo, o Empório São Paulo, do Sr. Joaquim Pinto Seabra, Henry Matarasso Decorações e, por último, Malú Decorações que permanece até hoje no mesmo local (2008), porém em novo prédio.
Um pouquinho acima, ainda no lado esquerdo, o sobradinho onde foi estabelecido o Sr. Karl Polhüber e esua esposa D. Ernestina, com sua loja de artesanatos típicos "A Tirolesa". Este prédio já bastante modificado, abriga a atual "Esquina do Pastel" de José Luiz Santiago e Mila Padula Santiago.
Ao centro e mais à direita, respectivamente, as casas das Avenidas Macedo Soares, Victor Godinho e Emílio Ribas, já no sentido das Vilas Jaguaribe e Abernéssia.
É bem visível nesta foto que a vegetação existente à época era bem menos intensa e localizava-se nas confluências dos morros.No geral a vegetação era rasteira e predominavam as gramíneas e capins diversos, inclusive a famosa vassourinha, pequena vegetação de pouco mais de 10 a 15 centímetros de altura, que deixava os campos todos floridos de tons rosáceos, quase sempre, nas proximidades do carnaval, nos finais dos meses de fevereiro e começo de março.Felizmente, no que restou de nossos morros, ainda podemos ver esse espetáculo, embora bem reduzidamente. |