Vila Abernéssia - Década 1930


Vila Abernéssia - Década 1930

No primeiro plano as casas e prédios existentes ao longo da atual Av. Frei Orestes Girardi, trecho entre a atual Casa de Rações "Arca de Noé", Posto Texaco,de propriedade do Daval e da Esther Pinheiro, até quase a esquina que dá acesso ao atual e famoso Restaurante "Senadinho", do Daniel Cintra.

O prédio maior que se vê quase ao centro, de propriedade da Sra. Maria Sampaio Camargo, mãe do Sr. Paulo Camargo, famoso Escrivão de Polícia de nossa Cidade, nas décadas de 1930 e 1940; prédio saudoso, onde funcionou uma das primeiras escolas de Campos do Jordão e, durante várias décadas, a nossa Prefeitura Municipal. Lamentavelmente, esse lindo e típico prédio da Cidade, foi demolido na calada de uma das noites do ano de 1994. Quando a população tomou conhecimento e viu o que estava acontecendo não adiantava mais nada; a demolição já estava quase totalmente concluída.

Nesta foto também podemos observar que a vegetação era bastante pequena e somente se aglomerava na confluência dos morros.

À esquerda, o enfileirado de árvores que se vê é um imenso peral que ocupava toda a área atualmente utilizada como estacionamento do Supermercado "Pão de Açúcar" e se estendia até à esquina seguinte com a Rua Brigadeiro Jordão



À esquerda, o telhado que aparece é o do prédio ainda existente e que hoje abriga o Museu da Imagem e do Som e a nossa Pinacoteca "Camargo Freire".

Ainda à esquerda, o morro e a baixada que se vê é onde hoje estão, o nosso Cemitério Municipal e parte das Vilas Paulista e Paulista Popular.

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -