Vila Abernéssia - Década 1930


Vila Abernéssia - Década 1930

No primeiro plano a antiga Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Esta é a segunda Estação de Vila Abernéssia. A primeira da década de 1910 já havia sido retirada.

Ao centro, o tradicional "Palacete Olivetti", construído pelo Sr. Próspero Olivetti, a partir do ano de 1919 e inaugurado no ano de 1921.Na parte térrea deste prédio, ao nível da Rua Brigadeiro Jordão, havia a "Pharmácia Olivetti" e uma Leiteria. Este prédio abrigou o Sanatório Campos do Jordão e, por muitos anos, o Hotel Montanhês, de propriedade do Sr. Wolfgang Böhme e de sua esposa D. Érica Böhme e, por último a sede da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão.

Ao lado do Palacete Olivetti, a casa de propriedade da antiga Companhia de Eletricidade de Campos do Jordão, do Dr. Robert John Reid, posteriormente da Companhia Sul Mineira de Eletricidade, por um pequeno período CEMIG, depois CESP-Companhia Energética de São Paulo e, por último, ELEKTRO.

Mais à direita, o prédio branco que se vê, permanece até nossos dias (2008)onde, até pouco tempo, funcionava o Hotel São Francisco. Na parte debaixo desse prédio, atualmente, funciona o aconchegante "Café do Marcelo".

Bem à direita, o prédio maior que aparece, era a Sede da famosa "Pensão Azul" que abrigou por muito tempo, muitos daqueles que vinham para Campos do Jordão em busca da cura da Tuberculose. Infelizmente, esse prédio, foi totalmente destruído por um incêndio, na década de 1940.

Nessa época, ainda não existia a Igreja Matriz de Santa Terezinha. Existia somente a pequena Igreja de Santa Izabel que não pode ser vista na foto pois ficou encoberta pela copa de um dos pinheiros que aparece no primeiro plano.

 

 

 

 

Voltar

- Campos do Jordão Cultura -