Guilherme Ernest Winter (Santos-SP.20/04/1884 / Santos-SP.28/01/1961). Foi admitido na Escola Politécnica em 1901; no ano seguinte, recebeu o título de contador e, em 1907, os de engenheiro-arquiteto e civil.
Foi um dos fundadores do Grêmio Politécnico em 1º de dezembro de 1903. Diplomado com distinção em 1908, realizou estágio de praticagem na Cia. Mogiana, em Campinas, entrando em seguida para o seu quadro de engenheiros (Escola Politécnica, 1907 / 1909). Lá, em 1910 projetou uma ponte de concreto armado - material “que tão bem se presta à estética das obras de arte pelo aspecto audaz e elegante que lhes imprime” - sobre o ribeirão dos Machados, para dar acesso à estação de Socorro. Essa talvez seja a primeira ponte de concreto armado construída no estado de São Paulo.
Foi, no período de 1912 a 1914, portanto, há cem anos, o Engenheiro Chefe da construção da importante Estrada de Ferro Campos do Jordão, idealizada pelos Drs. Emílio Ribas e Victor Godinho, ligando as cidades paulistas de Pindamonhangaba e Campos do Jordão, com 46 quilômetros, construídos em apenas dois anos e 45 dias. A ferrovia, uma escalada para a vida, propiciou o acesso confortável aos brasileiros que necessitavam do clima privilegiado, em busca da única tentativa para a cura da tuberculose, o mal do século XX.
Foi, no ano de 1915, contratado como lente substituto da 8ª Seção de Obras Públicas e Administração da Politécnica, cargo que ocupou até março de 1919; provavelmente lecionava as cadeiras de “Estradas, Pontes e Viadutos” e “Estradas de Ferro (trafego”); Winter obteve o segundo lugar no concurso de projetos de casas econômicas para o proletariado, organizado pelo prefeito Washington Luiz Pereira de Souza em 1916.
Foi um dos fundadores em 1916 do Instituto de Engenharia, tendo participado de sua primeira diretoria. Foi sócio do Instituto Paulista de Arquitetos.
Em maio de 1938, foi indicado, pelo Interventor Adhemar Pereira de Barros (27/04/1938 - 04/01/1941), Secretário de Viação e Obras Públicas do Estado, cargo que ocupou até o fim do governo. Como Secretário realizou: eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana; prolongamento da linha e estudos de revisão do traçado da Estrada de Ferro Araraquara; alargamento da bitola da Estrada de Ferro São Paulo e Minas Gerais; obras de melhoramentos do porto de São Sebastião e início das obras de construção do porto de Ubatuba; planejamento do aeroporto de São Paulo, no Campo de Congonhas, e projetos de aeroportos no interior do estado; inúmeras obras de ampliação e remodelação das redes de águas e esgotos em todo estado; construção da usina hidrelétrica de Formosa; regulamentação do serviço telefônico intermunicipal etc.. Nesse período, foram construídos inúmeros edifícios públicos, entre os quais: o Hospital das Clínicas, o Instituto Adolpho Lutz, a Clínica Infantil da Faculdade de Farmácia, diversos prédios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o fórum de Caçapava, as escolas profissionais de Botucatu e de Sorocaba, as cadeias e delegacias de Lins e Marília, o Hospital Adhemar de Barros em Apiaí, mais de trinta grupos escolares, além da conclusão das obras da Faculdade de Direito, do Instituto Biológico e do Palácio da Justiça etc. e o Hospital das Clínicas.
Edmundo Ferreira da Rocha |