Sebastião de Oliveira Damas, português de nascimento, nascido na freguesia de São Martinho da Sardoura, concelho de Castelo de Paiva, Portugal, foi o Empreiteiro Responsável pela construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, desde o início, no ano de 1912, até a sua inauguração no ano de 1914. Juntamente com ele trabalharam na construção da ferrovia vários de seus conterrâneos, muitos vindo da mesma Castelo de Paiva.
Nascido em Castelo de Paiva, Portugal, tem seu nome intimamente ligado à história de Campos do Jordão pois, ao seu espírito realizador, à sua coragem e ao seu desprendimento devemos a construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, cujas obras foram por ele empreitadas e iniciadas com a assistência técnica do Dr. Prudente de Morais, por sua vez coadjuvado pelos engenheiros José Antonio Salgado e Guilherme Winter. Não é pelo fato de ter sido o Sr. Sebastião de Oliveira Damas o empreiteiro das obras. Poderia mesmo esse detalhe não ter qualquer significação, não fossem as condições econômicas precaríssimas em que se encontraram, de um momento para outro, as finanças da empresa concessionária, determinando a paralisação das obras, eis que, a previsão de seu custo foi bem menor do que a que determinou a realidade do desbravamento, do lançamento de pontes, como por exemplo a do Rio Paraíba (160 metros) e outras obras de arte necessárias, ocasionando pesados encargos financeiros para os seus idealizadores. Mas, Sebastião de Oliveira Damas, como os velhos portugueses das conquistas que tanto dignificaram a Pátria-mãe, não era dos que esmorecem ante os obstáculos. A sua
empresa, foi salva às vésperas de uma débâcle financeira irremediável, com prejuízo para todos e o que é
pior, com a ameaça de paralisação de um melhoramento de há muito sonhado pelos que demandavam
Campos do Jordão, pois, o único meio de transporte, na época, era a padiola (para os doentes) e o lombo
de burro para os que teimavam em galgar o dorso agreste da Mantiqueira – porque, Sebastião de Oliveira
Damas foi a Portugal, empenhar todos os seus bens, a fim de que os serviços não ficassem paralisados.
Assim, com essa dedicação de pioneiro, foi concluído o empreendimento, pelo qual muito trabalharam também os Drs. Emílio Ribas e Victor Godinho. “A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada
oficialmente a 15 de novembro de 1914 e pela lei nº 1486 de 15 de dezembro de 1915, o Estado
encampou-a em 21 de dezembro de 1922 (lei nº 1940), eletrificando-a. A inauguração dessa nova fase
deu-se ao Governo Carlos de Campos em dezembro de 1924. (Almanaque-Histórico de Campos do Jordão
de Condelac Chaves de Andrade, pág. 19).
Por esses atributos que o identificam com os nossos bandeirantes, Sebastião de Oliveira Damas sempre
mereceu o respeito e a gratidão dos que se dedicam ao estudo da história de Campos do Jordão. A "Jóia
da Mantiqueira", cuja beleza inigualável foi desvendada a todos os brasileiros e aos estrangeiros pelo
cometimento que teve Sebastião de Oliveira Damas um dos seus baluartes mais destacados.
Sebastião de Oliveira Damas, com a idade de 87 anos, faleceu no dia 11 de janeiro de 1954, na sua
Cidade Natal, Castelo de Paiva, no distante Portugal. Deixou os seguintes filhos: D. Maria de Freitas
Damas, casada com o Sr, Antonio de Oliveira Damas, D. Anita Damas Salgado, casada com o Dr. José
Antonio Salgado, D. Alice, D. Constância. D. Izabel e Sr. Henrique, estes últimos residentes em Portugal.
Deixou, na época, trinta netos e 26 bisnetos.
Quase todo o texto, de autoria do Jornalista Joaquim Corrêa Cintra, publicado no Jornal "A Cidade", de janeiro de 1954. |