Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Brasão de Campos do Jordão

 

     

Escudo arredondado português, que, como as próprias leis, herdamos do povo lusitano. Campo de prata, em ponta um mantel vermelho e nascentes sobre o mantel, três pinheiros em verde. O campo de prata simboliza a pureza do clima.

A prata é o símbolo, por excelência, da pureza e da benignidade que faz de Campos do Jordão um dos lugares mais famosos em todo o país.

O mantel vermelho representa a elevação altimétrica do Município - das mais altas de todo o País; a sua cor significa a riqueza do solo e a luta cotidiana de seus filhos pelo progresso cada vez mais alevantado do Município.

Os três pinheiros representam a característica da flora dominante do Município, além de ser a araucária brasilienses uma das mais belas árvores da flora universal.

A coroa, assente sobre o escudo, é a característica coroa mural de Município, com os seus poderes constituídos.

O listel posto abaixo do escudo é de prata, com os dizeres: "Campos do Jordão", tendo aos lados as datas de 1874 e 1934. Aquela evoca o ano da fundação do povoado, e esta, a de sua elevação a Municípío.

O Brasão de Campos do Jordão foi criado pela Lei Municipal nº 251, de 1º de janeiro de 1959, sendo de autoria do heraldista Salvador Thaumaturgo. Os três pinheiros coincidem com a motivação da lenda de Ignácio Caetano Vieira de Carvalho.

Além do Brasão, o pinheiro Araucária foi declarado Árvore-Símbolo de Campos do Jordão, nos termos da Lei Municipal de 1.264, de 15 de julho de 1981.

Fonte: www.pedropaulofilho.com.br

Escolha uma das Categorias Abaixo:


Bandeira


Brasão


Câmara Municipal


Campos do Jordão e o Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão


Hino


História


Lendas


Nome Correto e Origem


Prefeitos


Principais Vilas

 

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -