Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Bandeira de Campos do Jordão

 

          

Consoante a orientação do heraldista Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, autor da Bandeira do Município e à luz do texto da lei Municipal n.º 793, de 2 de maio de 1960, o pavilhão é oitavado, sendo as oitavas de verde constituídas por faixas brancas, carregadas de sobre-faixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido horizontal, vertical, em banda e em barra, e que partem de um retângulo branco central, onde o Brasão Municipal é aplicado.

 

O estilo da Bandeira Obedece à tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e as regras, com direito à opção pelos estilos oitavado, sextavado, esquartelado em cruz, e em sautor e terciado, sendo destes adotado o estilo oitavado.

 

O Brasão ao centro da Bandeira Simboliza o Governo Municipal, e o retângulo onde é aplicado, representa a própria cidade - sede do município.

 

As cores da Bandeira Municipal, ainda de conformidade com a tradição da heráldica portuguesa, devem ser as mesmas constantes do campo do escudo do Brasão.

 

O verde simboliza, em heráldica, a honra, cortesia, civilidade, alegria, abundância; é a cor da esperança e a esperança é verde porque alude aos campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita.

 

O branco simboliza a paz, trabalho, amizade, prosperidade e pureza.

 

O vermelho simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, desprendimento, valor, intrepidez, coragem e valentia.

 

A Bandeira do Município tem as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional, levando-se em consideração 14 módulos de altura de tralha por 20 módulos de comprimento de retângulo; a distância do retângulo para os bordos da bandeira é de 4 módulos.

 

A Bandeira do Município foi hasteada, pela primeira vez, em 29 de abril de 1969, na Praça da Bandeira. O exemplar foi mandado confeccionar pelo Lions Clube de Campos do Jordão.

 

Fonte: www.pedropaulofilho.com.br

Escolha uma das Categorias Abaixo:


Bandeira


Brasão


Câmara Municipal


Campos do Jordão e o Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão


Hino


História


Lendas


Nome Correto e Origem


Prefeitos


Principais Vilas

 

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -