Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Culinária das Montanhas.

 

Suã de porco com arroz vermelho

Delicioso suã de porco com arroz vermelho, no prato.

Delicioso suã de porco com arroz vermelho, na panela.

 

Suã de porco com arroz vermelho (do Edmundo) Suã : carne inferior do lombo do porco. Vértebra ou espinha do porco. Esta especialidade, da culinária simples e cabocla, dispensa qualquer outro tipo de acompanhamento.


Ingredientes:

• 01 suã de porco - mais ou menos 03 quilos ou mais. De preferência, de porco caipira.
OBS : Peça ao açougueiro para que seja generoso na retirada do lombo, deixando boa quantidade de carne nas vértebras do porco. Peça também, para que corte o suã na serra, elétrica ou manual, nas juntas das vértebras.
• 01 quilo de arroz vermelho. Na impossibilidade de conseguir, use arroz comum.
• 02 cebolas grandes, bem picadas
• Sal com alho a gosto
• 01 copo de vinho branco seco
• 01 maço de ceboullete picada
• O1 caixa do Pomodoro (polpa de tomate) ou semelhante - 260 gramas
• 03 limões Taiti


Modo de Preparo:

Tempere o suã, de preferência, com antecedência de quatro a cinco horas, antes de começar o preparo, com o sumo dos limões, sal com alho e o copo de vinho, passando bem em todos pedaços. Durante esse período, revire os pedaços de suã dentro desse tempero.

Depois desse tempo no tempero, numa panela grande, que caiba todo suã e, posteriormente todo o arroz vermelho, coloque um pouco de gordura de porco ou óleo de cozinha e vá colocando os pedaços do suã até cobrir o fundo da panela. Deixe-os fritando em fogo médio, virando-os até que fiquem corados de todos lados. Retire esses pedaços, coloque numa vasilha e reserve. Coloque os demais pedaços e faça da mesma maneira, até que todos pedaços estejam fritos e prontos. OBS: Essa providência pode ser feita de véspera.

Depois de preparados os pedaços do suã, como recomendado, retire toda gordura da panela e aproveite aquele queimadinho da fritura do suã que ficou no fundo. Coloque na panela um pouco do molho do tempero do suã e uns 03 copos d´água e, com colher de pau, vá passando no fundo da panela até desgrudar totalmente aquele queimadinho especial.

Coloque na panela todo suã, previamente preparado e deixe-o fervendo com aquele molho que se formou.

Acrescente o arroz, previamente escolhido, lavado e escorrido. Mexa bem o arroz e todo suã. Acrescente a cebola e a ceboullete picada e a polpa de tomate. Acrescente água fervente até cobrir tudo.Mexa tudo muito bem, mais uma vez, para misturar o arroz com o suã. Deixe cozinhando em fogo médio e baixo até que a água praticamente seque e o arroz esteja cozido. Se perceber que o arroz ainda está um pouquinho duro, coloque um pouco mais de água fervente e deixe cozinhar mais um pouco. Normalmente, este arroz deve ficar um pouco úmido. Assim vai ficar mais gostoso.

Está pronto para ser servido e saboreado. Fica muito bom, espremer um pouco de caldo de limão, de preferência cravo ou rosa, sobre a carne do suã no momento de comer. Se preferir, pode colocar um pouco do molho de pimenta.

Edmundo Ferreira da Rocha
18 de março de 1965

 

Voltar

 

 

 

 

- Campos do Jordão Cultura -