Vereadores da Primeira Cãmara Municipal - 1948 a 1951.
- O Legislativo
No dia 1° de janeiro de 1948, no salão nobre da Rádio Emissora de Campos do Jordão, então alojada no antigo Parque Mantiqueira instalou-se a Câmara Municipal, sob a presidência do Dr. Nelson Filizola Barbosa, Juiz da 35ª Zona Eleitoral, de Campos do Jordão.
Convidou o Magistrado para secretariar os trabalhos os vereadores Oswaldo Alves e Waldir Alves de Mello, fazendo, a seguir, a chamada por ordem alfabética, dos vereadores eleitos no pleito de 9 de novembro de 1947: Aniceto Fernandes, Francisco Bento Filho, Guilherme Schultz, Horacio Padovan, João Alves Teixeira, João Mariano de Pontes, Joaquim Correa Cintra, Mauricio de Figueiredo, Orestes de Almeida Guimarães, Oswaldo Alves, Paulo Cury, Simão Cirineu Saraiva e Waldir Alves de Mello.
Distribuiu, em seguida, o Juiz Eleitoral, os envelopes onde deveriam ser depositadas as cédulas para eleição e constituição da mesa Diretora, e, procedida a votação, verificou-se o seguinte resultado: Paulo Cury (presidente), Waldir Alves de Mello (1° secretário), e João Alves Teixeira (2° secretário), os quais, desde logo, foram proclamados eleitos.
Agradecendo sua escolha, como primeiro Presidente da Edilidade de Campos do Jordão, Paulo Cury designou a data de 5 de janeiro de 1948, no edifício do Fórum (antigo) para a realização da 1ª sessão ordinária do Legislativo.
Hora antes, o Governador Adhemar de Barros, em 29 de dezembro de 1947, fazia uma proclamação ao povo jordanense, do seguinte teor: “Ao apagar das luzes desse glorioso ano de 1947, ao qual, devemos nós, progressistas, erigir uma placa, um monumento da nossa memória, como um dos anos mais lutado, mais sofrido, mas de maior triunfo para a nossa vida pública; nesse apagar das luzes, renovo aos velhos companheiros e aos meus amigos de todas as horas, os meus agradecimentos e as cordiais saudações que faço, para que, no transpor de 1948, reine paz, harmonia, prosperidade e felicidade na nossa família de Campos do Jordão.
Ao se instalar a Câmara Municipal nesse próximo primeiro de janeiro, é meu pensamento ratificar a escolha que, conjuntamente fizemos, já há algum tempo, qual seja, meu compadre e nosso amigo comum, Paulo Cury, para seu Presidente.
Assim, daremos a esse Companheiro dedicado, de todas as horas, uma modesta recompensa pela dedicação com que sempre se houve no Partido Social Progressista. Logo a seguir, aí estarei afim de revê-los e abraçá-los, e aí permanecerei por algum tempo”.
Curioso é que na primeira sessão ordinária da Edilidade, ocorrida em 5 de janeiro de 1948, alguns vereadores foram obrigados a renunciar seus mandatos, em virtude de impedimentos impostos pela Lei Orgânica dos Municípios.
Assim, por serem funcionários públicos, renunciaram seus mandatos os vereadores Simão Cirineu Saraiva e Guilherme Schultz, tendo o vereador Orestes de Almeida Guimarães solicitado licença por se achar exercendo o cargo de prefeito municipal.
Ainda, nessa mesma eleição, deu-se a eleição do vice-presidente da Câmara Municipal, cuja escolha recaiu no vereador Joaquim Correa Cintra.
Na segunda sessão ordinária, realizada em 7 de janeiro de 1948, foi convocado o suplente Hildebrando de Macedo Araújo, para ocupar a vaga do vereador Guilherme Schultz, o qual, também renunciando ao cargo, propiciou a assunção do segundo suplente, Benedito Vaz Dias, que tomou posse.
Alaor de Souza Ablas, convocado, assumiu o cargo na vaga decorrente da renúncia de Simão Cirineu Saraiva, e, Domingos Pelegrino Garcia na resultante da licença do vereador Orestes de Almeida Guimarães, então prefeito. Assim foram dados os primeiros passos da Câmara Municipal de Campos do Jordão, que, pouco a pouco, foi se firmando como valorosa e legítima representante do povo jordanense.
OBS: Do livro História de Campos do Jordão, da autoria de Pedro Paulo Filho, Editora Santuário - 1986 - Páginas 221 e 222.
Os Vereadores
A composição da Câmara Municipal de Campos do Jordão, a partir de sua instalação em 1948, foi a seguinte:
- Presidentes:
- Paulo Cury (01.01.1948 a 31.12.1951)
- Aniceto Fernandes (01.01.1951 a 31.12.1951)
Os vereadores eleitos através do voto popular, tomaram posse em 01.01.1948 e exerceram seus respectivos mandatos até 31.12.1951. Alguns dos vereadores eleitos para o período não tomaram posse, por motivos diversos. Após diversas substituições ocorridas permaneceram exercendo a vereança os seguintes vereadores: Reverendo Oswaldo Alves, Domingos Pelegrino, Luiz Pereira da Silva Filho, Diretor da Rádio Emissora de Campos do Jordão - ZYL-6, a mais alta do Brasil, Maurício de Figueiredo, Waldir Alves de Mello, Paulo Cury, João Alves Teixeira, Aniceto Fernandes, Américo Richieri, João Mariano de Pontes e Joaquim Corrêa Cintra.
|