Infelizmente, no ano de 1958, após dois anos de paralisação da continuidade das Festas, foi realizada a penúltima Festa Nacional da Maçã de Campos do Jordão.
Lamentavelmente, vários e relevantes motivos, contribuíram para que esse importante evento, de grande importância no cenário agrícola e turístico do País, fosse, pouco a pouco, sendo desestabilizado, já comentado em nosso trabalho anexado junto à Quarta Festa Nacional da Maçã, do ano de 1956.
Faltou interesse e maior comprometimento entre os principais envolvidos no sentido de incentivar, cada vez mais, a ampliação da cultura da Maçã em Campos do Jordão e, conseqüentemente, às autoridades governamentais, nos vários âmbitos, visando a manutenção e prosperidade dessas maravilhosas Festas Nacionais da Maçã que, durante algum tempo, trouxeram grande e inegável prestígio para toda região, para nosso estado e também para nosso país.
Assim, a Vª Festa Nacional da Maçã, após a perde seu brilhantismo e o necessário incentivo, contando com um amplo desinteresse reinante, totalmente desprestigiada em relação às anteriormente realizadas, com muito sucesso, acabou sendo o penúltimo evento agro-turístico, realizado com o intuito de promover a cultura agrícola de Campos do Jordão, especialmente a da maçã. Lamentavelmente, essas lindas Festas, dentro de pouco tempo, iriam desaparecer do nosso cenário jordanense.
Edmundo Ferreira da Rocha - 15 de abril de 2009
|