Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do Jordão.

 

 Hortênsias em Campos do Jordão


Hortênsias em Campos do Jordão

HORTÊNSIAS

A hortênsia, planta florífera, de folhas largas, da família "Hydrangeaceae", de nome científico "Hydrangea macrophylla", também conhecida através do nome vulgarizado de hidrângea, devido ao seu gênero "Hydrangea" é originária do Japão e da China. As hortênsias contam com, aproximadamente, 75 (setenta e cinco) espécies no mundo, dentre as quais, 70 (setenta) no Brasil. São plantas que se adaptam muito bem aos climas de solos temperados e são muito cultivadas nas zonas serranas brasileiras, dentre outras, nas regiões de Porto Alegre, Gramado, Canela, Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Petrópolis, Itatiaia e Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Atibaia, Monte Verde, em São Paulo, Joinvile, Blumenau, Brusque, Fraiburgo e Treze Tílias, em Santa Catarina, Passa Quatro, Caxambu, São Lourenço, Poços de Caldas, em Minas Gerais.

As hortênsias são plantas arbustivas, de caule semilenhoso, formando grandes touceiras que chegam atingir um metro ou até mais de dois metros de altura. Exigem solo fértil, com boa drenagem,luz indireta, temperaturas entre 12 e 21º graus centígrados que deve ser irrigado quando necessário. Apresentam grande quantidade de folhas grandes, brilhantes, dentadas e coriáceas, de cor verde escuro e têm floração anual abundante, com flores muito decorativas, podem apresentar cores variadas que vão desde o branco, azul, lilás, roxo, cor-de-rosa etc.. Embora a coloração das flores das hortênsias possa vir a ser influenciadas pelo pH do solo, não é somente essa condição que vai definir a cor das flores. Muitas variedades podem não ter a cor modificada essencialmente pelo pH do solo. As várias tonalidades de cores, na maioria dos casos, dependem do tipo de solo onde estão plantadas. As hortênsias de cores azuis, com certeza, estão em solo ácido, enquanto que as de tonalidades rosa, roxa e avermelhada, estão em solo mais alcalino. Através do equilíbrio do solo e, dependendo da vontade de quem cultiva hortênsias, pode-se alterar a colocação de suas flores. Alterando-se a composição de um tipo de solo tornando-o mais ácido, com um pH inferior a 6,5, conseguiremos flores azuis de intensidades variadas. Nesse mesmo solo, alterando-se a sua composição de ácido para alcalino, com um ph superior a 7,5, conseguiremos flores rosadas de intensidades variadas e até brancas.

Desejando-se somente flores de cor azul, em suas diversas tonalidades, recomenda-se que o local onde estão plantadas (canteiros, vasos ou floreiras) tenha solo mais ácido e sejam regados, ao menos duas vezes por ano, com uma solução composta de 10 (dez) litros d´água e 20 gramas de sulfato de alumínio. Recomenda-se também, para acidificar o solo, acrescentar adubos orgânicos não muito curtidos.

Desejando-se somente flores de cor rosa, em suas diversas tonalidades, recomenda-se a alcalinização do solo onde estão plantadas (canteiros, vasos ou floreiras) e uma poda não totalmente drástica, somente para reduzir o teor de alumínio contido nas folhas das hortênsias e um solo devidamente preparado com o mínimo de 300 gramas de calcário dolomítico por metro quadrado. Também é recomendado colocar gesso e farinha de ossos.

Já fiz experiências em minha casa, por recomendação de um grande amigo agricultor, grande produtor de mudas de plantas em geral e adicionei sulfato ou limalha de ferro na terra próximo às raízes das hortênsias. Assim, hortênsias de flores arroxeadas, passaram a rosa bem claro. Resultado semelhante pode ser obtido, enterrando-se nos vasos e floreiras, pedaços de palha de aço ou até os conhecidos "bom-bril", "assolan" ou semelhantes.

Embora as hortênsias sejam plantas de rara beleza, que se presta a diversas finalidades decorativas, inclusive depois de desidratadas e colorizadas artificialmente, possibilitando a sua preservação em decorações diversas, por grandes períodos, nunca deveremos nos esquecer que deve ser cultivada com muito cuidado e precaução considerando que possuem o princípio ativo denominado "glicosídeo cianogênico", denominado hidrangina que lhes confere a triste e temida condição de planta venenosa. Esta sua característica, pode causar cianose, dores abdominais, letargias, vômitos, convulsões, flacidez muscular e até coma. Por esta sua característica especial recomenda-se CUIDADO.

Aqui em Campos do Jordão, onde as hortênsias são muito cultivadas e que conferem uma beleza indescritível em vários locais particulares e públicos onde estão sendo cultivadas, com a finalidade decorativa, normalmente, na primeira quinzena dos meses de dezembro, são realizadas as tradicionais "Festas das Hortênsias".

Essas festas são realizadas por idealização e iniciativa da laboriosa Colônia Japonesa da cidade, através do Clube Cultural e Recreativo Cereja, com apoio da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e da Prefeitura Municipal. São sediadas no tradicional Parque das Cerejeiras ou Recanto Sakura Home, localizado na Vila Albertina. Esse parque mantém um lindo e até bucólico bosque, especial para caminhadas tranqüilas e reconfortantes junto à natureza e vegetação maravilhosa, ouvindo-se o melodioso canto de diversos tipos de pássaros da região, possibilitando, ainda, apreciar as flores de cada época do ano, de julho a setembro, as cerejeiras em flor e agora em dezembro, as lindas hortênsias.

Edmundo Ferreira da Rocha 01.dezembro.2008

 

 

Voltar

 

 


Fotos

 


ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, especialmente as fotos em cores, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens ou se sentir lesado ou, ainda, não concordar com a publicação de qualquer conteúdo constante do website, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias ou providenciando a imediata retirada.

 

Obrigado,

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -