Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do Jordão.

 

 Luiz Pereira Moysés e sua pintura


 

O ARTISTA PLÁSTICO LUIZ PEREIRA MOYSÉS (L.P.Moysés)

O Artista Plástico LUIZ PEREIRA MOYSÉS, nasceu na cidade de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, em 21 de agosto de 1934. Filho de João Moysés, agricultor, natural de Guaratinguetá-SP. e Cândida Pereira, a Dona Candinha, lavadeira, nascida em “Fornos”, Distrito de “Lagoaça” e “Moncorvo”, região de Bragança, Traz os Montes, Portugal.

No ano de 1943 iniciou seu curso primário na Escola Primária “Dr. Domingos Jaguaribe”, situada na Vila Jaguaribe, em Campos do Jordão. Desde essa época já gostava muito das aulas de desenho e, a partir daí, o seu interesse pela pintura.

No ano de 1948 iniciou seu aprendizado para o ofício de pintor de paredes onde teve os primeiros contatos com as tintas, pincéis e cores. Nessa época já começou a pintar alguns quadrinhos à óleo, sobre pequenas tábuas de madeira..

No ano de 1955 ao trabalhar na pintura da casa do artista plástico “Expedito Camargo Freire”, já considerado um pintor de fama comprovada, tem seus primeiros contatos com a arte da pintura, em alto nível.

Em 1967 recomeça a pintar, agora em telas próprias, usando tintas à óleo em tubos, especiais para a pintura de quadros. Em 1972 juntamente com Gimenes (Escultor), Jagobo PAN (Pintor), Donato (Fotógrafo), Silvia Strass (Pintora) e outros, organizaram um movimento de arte em Campos do Jordão, criando o já tradicional Salão de Artes denominado “ CRIO, EXPONHO, EXISTO” . Desde a criação desse Salão que ajudou a promover, o artista Luiz Pereira Moysés, participou de todas as suas edições.

De 1975 a 1982 participou do S.A.P.T - Salão de Artes Plásticas de Taubaté onde ganhou menção honrosa por duas vezes, sendo convidado para ter uma obra de sua autoria no acervo do Museu de Artes da Prefeitura de Taubaté-SP..

De 1978 a 1981 participou do Salão Paulista de Belas Artes, do Governo do Estado de São Paulo. Na edição do ano de 1981 obteve premiação e ganhou prêmio em dinheiro.

Nos anos de 1978 e 1979 participou do Salão de Artes Plásticas da cidade de Piracicaba-SP.

Também no ano de 1978 participou do Salão de Artes Plásticas da Cidade de Lorena – SP..

Em 1980 participou do Salão Barretense de Artes, na cidade de Barretos _SP..

No ano de 1979 participou do Salão “Brasil – Japão”, a nível internacional, realizado na cidade do Rio de Janeiro –RL..

Participou também dos Salões de Artes Plásticas, realizados nas Cidades paulistas, Araras, Jaú, Rio Claro e Salão de Abril na cidade de Franca, onde ganhou, por três vezes, o prêmio de menção honrosa. Na cidade de Ribeirão Preto participou por duas vezes do importante “SABBART”. Participou do Salão 10 de julho, realizado na cidade de Pindamonhangaba, ganhando o prêmio Medalha de Prata. No Salão “Ano 2000” realizado na Cidade de Taubaté, ganhou o prêmio Medalha de Ouro e, na mesma Cidade, no ano de 2001 no “Salão Primavera”, foi premiado com Medalha de Prata. Na cidade de Guaratinguetá, participou, por três vezes, no “Salão Quissac JR.” . Na cidade de São José dos Campos participou do “Salão da Aeronáutica”. Participou, por quatro vezes e foi classificado em Primeiro lugar, na Cidade de Campos do Jordão e Região do “Mapa Cultural Paulista”.

Foi membro do Júri em Salões de Artes Plásticas, realizados na cidade de Taubaté e do Mapa Cultural Paulista.

Foi citado em três edições do Catálogo “Julio Louzada”. Tem obra no acervo da “SOCIART” em São Paulo.

Participou e ganhou medalhas de bronze, prata e ouro nos Salões da ACM – Associação Cristã de Moços de Campos do Jordão. Em algumas edições desses salões participou como membro do Júri.

Participou e ganhou o prêmio maior do 2º Salão – “Centenário Camargo Freire” e, também dos Salões de aniversário da Cidade de Campos do Jordão, onde obteve medalhas de bronze, prata e ouro.

Tem obras em vários Países : Itália (três), Alemanha (duas), Canadá (duas), Estados Unidos (uma), Tailândia (uma), Consulado da África do Sul (uma).

Tem sobras com colecionadores em vários Estados do Brasil e em várias ciades do estado de São Paulo.

Orgulha-se de ter recebido orientações sobre a arte da pintura dos renomados pintores Camargo Freire e Francisco Prohane.

Luiz Pereira Moysés participou da organização do “Centenário Camargo Freire” e escreve sobre artes em jornais da cidade.

Promoveu, por diversas vezes, exposições individuais no Banco do Brasil, Grande Hotel SENAC e outros locais de Campos do Jordão.

É figurativista, pinta vários temas, porém seu maior sucesso na arte da pintura são as paisagens jordanenses.

Já deu aulas de pintura para vários possíveis talentos e ministra palestras sobre Artes nas Escolas do Município de Campos do Jordão.

É casado com a Professora Mariza Therezinha Russo com a qual tem quatro filhos.

 

 

Voltar

 

 


Fotos


Quadros

 


ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, especialmente as fotos em cores, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens ou se sentir lesado ou, ainda, não concordar com a publicação de qualquer conteúdo constante do website, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias ou providenciando a imediata retirada.

 

Obrigado,

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -