Home · Baú do Jordão · Camargo Freire  · Campos do Jordão

Crônicas e Contos · Culinária  ·  Fotos Atuais · Fotos da Semana

  Fotografias · Hinos · Homenagens · Papéis de Parede · Poesias/Poemas 

PPS - Power Point · Quem Sou  · Símbolos Nacionais · Vídeos · Contato

Fotografias que contam a história de Campos do Jordão.

 

 Propagandas Comerciais Antigas de Campos do Jordão


Propagandas comerciais antigas de Campos do Jordão

Atualmente, é comum recebermos em nossos computadores e-mails encaminhando vários trabalhos elaborados, com muito amor e carinho, demonstrando pesquisa acentuada na história de nossa propaganda comercial através dos tempos. Trabalhos memoráveis mostram propagandas antigas, elaboradas há mais de setenta anos, especialmente utilizadas em jornais, revistas e periódicos, que serviram, também, para a elaboração de diversos jingles publicitários veiculados pelas principais rádios emissoras de todo o país e, posteriormente, pelas nossas principais emissoras de televisão.

O município de Campos do Jordão não poderia ficar alheio a essa história das propagandas comerciais antigas. Claro que as propagandas antigas produzidas aqui em Campos do Jordão são simples, não podendo ser comparadas com aquelas feitas por grandes profissionais do ramo. Felizmente, no início do mês de janeiro de 2009, logo após a posse da atual Administração Pública municipal, a Secretaria da Cultura de nossa Prefeitura, liderada pela secretária Flávia Centofante Guimarães Marques e pela subsecretária Márcia Lílian Pessanha da Silva, a conhecida Makiko, procurando tomar ciência de tudo o que estivesse relacionado à educação, cultura, história e ao acervo municipal, encontrou em arquivo morto existente no prédio do atual “Espaço Cultural Dr. Além”, nosso querido e saudoso Cine Glória de tantas e gratificantes histórias de nossas vidas, com certeza esquecidos há mais de quarenta anos, quase 80 (oitenta) slides de propagandas comerciais antigas de nosso comércio local. Esses slides, utilizando fotos de 35 mm, montados em “sanduíches” de vidros de pequena espessura, nos tamanhos de 7 x 7 e 9 x 9 cm, lacrados em toda sua volta com fita crepe, eram manualmente colocados à frente do principal projetor de filmes do nosso Cine Glória e projetados na tela principal do cinema, antes das sessões diárias, com intuito de fazer-se propaganda de nosso variado comércio.

Esses slides foram colocados, gentilmente, à minha disposição para uma tentativa de recuperação e reaproveitamento. Estavam bastante comprometidos pela poeira e umidade de quase quatro décadas. Após minucioso trabalho, esses slides, primeiramente, passaram por processo de limpeza, sendo removida toda poeira impregnada na superfície de ambos os lados dos vidros dos slides.

Em seguida, surgiu um problema inesperado. Como poderíamos fotografar esses slides para a visualização das propagandas comerciais neles contidas? Antigamente, projetores de slides para dimensões superiores a 35 mm eram comuns; porém, hoje em dia, difíceis de ser encontrados.

Já me havia deparado, anteriormente, com situação semelhante, procurando fotografar slides antigos, superiores a 35 mm. Assim sendo, conversando com meu amigo de bancos escolares, o grande e querido cirurgião-dentista Dr. Homero Godliauskas Zen, falei desse trabalho que fiz anteriormente e que me deu grande mão-de-obra. Informei que, anteriormente, havia colocado esses slides em determinada posição e, aproveitando o reflexo do Sol em espelho, conseguia que os slides ficassem iluminados e as fotos bastante visíveis, possibilitando fotografá-los com máquina digital, devidamente colocada em tripé, evitando qualquer movimentação eventual que pudesse deixar as fotos tremidas. O resultado, embora trabalhoso e demorado, foi excelente.

Como diz o ditado popular: “é conversando que a gente se entende”. Na conversa surgiu a grande luz que facilitou esse trabalho que visava fotografar os slides antigos das propagandas comerciais exibidas em nosso Cine Glória. Dr. Homero, que havia prestado bastante atenção ao meu relato, de imediato disse: “Caro amigo, acho que vou poder ajudá-lo nesse trabalho e com mais facilidade. Vou te emprestar um pequeno negatoscópio (aparelho composto de um plástico branco leitoso com iluminação interna utilizado para visualizar e ler radiografias dentárias)”.

Realmente foi a grande salvação. De posse desse aparelho, com máquina fotográfica digital montada em peça especial que mandei confeccionar quando refotografava fotos antigas, fotografei todos os slides. Com o auxílio de microcomputador e o fabuloso programa Photoshop, recortei todas as fotos, retirei os excessos e aproveitei para corrigir os grandes defeitos. Assim consegui o resultado que considero excelente, que poderá ser observado por todos que amam as coisas relacionadas à nossa querida cidade Campos do Jordão. Sou grato ao amigo Dr. Homero pela colaboração e pelo auxílio.

Alguns slides, os mais antigos, mostram que nem continham fotos. Um dos vidros, em sua parte interna, era pintado com algum tipo de tinta mais escura e, possivelmente, com o auxílio de algum palito especial ou até a ponta fina do próprio cabo do pincel; as propagandas comerciais eram inseridas, retirando-se cuidadosamente a tinta nos espaços que eram preenchidos com os textos e palavras da propaganda.

Aproveitando o momento, a oportunidade e o trabalho desenvolvido com os slides mencionados, comecei a garimpar outras propagandas comerciais antigas de nossa cidade. Encontrei boa quantidade em revistas e folhetos distribuídos antigamente. Assim sendo, anexei essas outras propagandas ao trabalho desenvolvido.

Espero que gostem e viagem no tempo, relembrando essas propagandas comerciais antigas que fizeram parte de nossas vidas.

Edmundo Ferreira da Rocha - 23 de fevereiro de 2009.

 

 

Voltar

 

 


Slides - Cine Glória

 


ATENÇÃO – AVISO

 

- As fotografias exibidas neste site, com exceção daquelas de minha própria autoria, especialmente as fotos em cores, são de fotógrafos desconhecidos e não identificados.

 

- Esforços despendidos e diversas pesquisas realizadas, com pessoas antigas da cidade, especialmente com as possuidoras das fotos, não foram suficientes para identificar os autores dessas fotos antigas, considerando que  a maioria delas, data de mais de setenta anos.

 

- Se alguém tiver alguma informação segura sobre os nomes dos fotógrafos autores dessas imagens ou se sentir lesado ou, ainda, não concordar com a publicação de qualquer conteúdo constante do website, por favor, entrem em contato conosco clicando aqui, para que possamos estar divulgando os créditos das autorias ou providenciando a imediata retirada.

 

Obrigado,

 

Edmundo Ferreira da Rocha

 

- Campos do Jordão Cultura -