Senadinho - Campos do Jordão
SENADINHO - CAMPOS DO JORDÃO
Nas próximas quatro semanas vou mostrar fotos históricas, extraídas de um vídeo gravado no ano de 1992, no tradicional e já saudoso SENADINHO - de Campos do Jordão, durante um dos encontros memoráveis e maravilhosos que, comumente, aconteciam em todos finais de tardes e começos de noite e se prolongavam até altas horas. Nas fotos, infelizmente, a maioria das pessoas que aparecem no Senadinho, na memorável noite do ano de 1992, já não estão mais neste nosso mundo. Com certeza, estão participando de outros encontros celestiais em algum lugar de nosso imenso e desconhecido universo.
A filmagem original foi organizada pela Secretária da Cultura de Campos do Jordão, professora Cecília de Almeida Leite Murayama, pela Coordenadora do Museu da Imagem e do Som - MHIS - de Campos do Jordão - Malú Alencar, com a participação do Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal professor Jarmuth de Oliveira Andrade, com total apoio do Prefeito Municipal engenheiro Fausi Paulo (01/01/1989 a 31/12/1992).
Dentro em breve esse vídeo vai estar à disposição dos interessados através do site www.camposdojordaocultura.com.br, no link “Vídeos”,
Conheça um pouco do início da história... - até o surgimento do Senadinho
Durante quase cinco décadas, desde os idos de 1947, o grande ponto de atração e de encontros de grande parte da sociedade Jordanense e de muitos turistas e amantes de Campos do Jordão foi, com certeza, o Bar, Café, Confeitaria e Restaurante, no início denominado L´ IT (o “it”, atração, charme), depois popularizado como ELITE, de propriedade da laboriosa e importante Família Cintra, comandado pelos irmãos – Joaquim, Aristides e Daniel.
A Família Cintra, da qual Daniel era o oitavo filho, era composta pelo Patriarca Sr.Aristides Lopo Corrêa e pela Matriarca Dona Julia Theodorica Cintra. A grande prole dessa família era composta de dez filhos, pela ordem: Theodoro, Joaquim, Aristides, Ângelo, mais conhecido como Zico Cintra, Sebastião, José, mais conhecido como Zezinho Cintra, Antonio Corrêa Cintra, falecido em Campos do Jordão no ano de 1948, em virtude de ter contraído a tuberculose no exercito, durante o serviço militar, Daniel, o oitavo filho, Pedro e Maria de Lourdes, a caçula da família.
Os membros da grande e laboriosa Família Cintra, foram de vital importância em diversos setores da vida de Campos do Jordão, por mais de quatro décadas, muito contribuindo para a formação, desenvolvimento e prestígio da Cidade, elevando seu nome além de nossas fronteiras, em todas diversas atividades que desempenharam ao longo de suas vidas.
O Restaurante Elite estava localizado ali, junto à pista da anteriormente Av. Dr. Januário Miráglia, hoje Frei Orestes Girardi, quase em frente à estação de Vila Abernéssia, da Estada de Ferro Campos do Jordão. O popular e prestigiado Bar, Café, Confeitaria e Restaurante Elite foi palco de inúmeras, inesquecíveis e engraçadas histórias protagonizadas pelos seus assíduos freqüentadores e amantes da boa e tradicional música da seresta brasileira e apreciadores dos pratos da boa e tradicional gastronomia tradicional e dos deliciosos quitutes, elaborados com muito carinho e experiência, sob o comando da Família Cintra. Sem qualquer dúvida, foi eleito como o principal ponto de encontro diário, para a degustação, de um bom café, dos sorvetes maravilhosos, especialmente o inesquecível sorvete de creme feito pelo Daniel Cintra, uma cerveja bem gelada, um dos inúmeros aperitivos tradicionais, um bom vinho ou comer os deliciosos salgadinhos ou algumas das iguarias ou pratos especiais lá preparados com muito carinho e criatividade, sob o comando dos irmãos Aristides, Daniel e Lourdes Cintra.
Em qualquer dessas felizes oportunidades, sempre aproveitando para apreciar e admirar as magistrais e maravilhosas interpretações nas vozes incomparáveis dos irmãos Cintra e, especialmente, do saudoso Daniel Corrêa Cintra, o grande seresteiro de Campos do Jordão que, infelizmente, jamais será igualado.
Lá, nesses momentos especiais de descontração e felicidade, aproveitavam para trocar idéias, tomar algumas decisões, contar piadas, casos, histórias diversas ou bater um longo e despretensioso papo sobre muitos assuntos de interesse, claro, incluindo a grande paixão de muitos, a política. Esse local, devido ao grande volume de conversas políticas que acabavam dominando o ambiente, posteriormente, passou a ser chamado de “Senadinho”. Com o novo nome, mesmo em outro local, situado nas proximidades do estabelecimento inicial, continuou em plena atividade, muitos anos sob a responsabilidade dos saudosos irmãos Aristides e Daniel Cintra que acabou sendo o último da prole da grande Família e que lá ficou no comando até seus últimos dias.
Durante a vasta existência, tanto do Restaurante Elite como do famoso Senadinho, muitos foram aqueles que freqüentaram o tradicional bar e restaurante comandado pelos irmãos Aristides e Daniel Cintra e participaram das maravilhosas noitadas de serestas inesquecíveis. Reuniam-se quase todas as noites, participando de inesquecíveis e memoráveis serestas que alegravam, divertiam e traziam momentos agradáveis para jordanenses e turistas. Inúmeros e saudosos amigos, lá estiveram participando das saudosas noitadas, dentre muitos, não podemos nos esquecer de: Adilson Santiago, Amintas, o China, Pedro Advíncula Ribeiro Lopes, Jonas Corrêa Cintra, Pedro Corrêa Cintra, Ângelo Corrêa Sobrinho, o conhecido Zico Cintra, Francisco Miranda, Tonhão, Zé Alli Esmael, Roberto Grazinoli, do Choquinho, Tarcílio Torres, o Citrovit, Cláudio Gonçalves, o Caracu, Bruno Hartkamp, Geraldo Coutinho, Condinho, Márcio Toledo, Zé Carlos e João Carlos Freire, José Rubens de Camargo Leme, Sergio Cury Paulo e o comandante Daniel Cintra.
Muitos casos e acontecimentos ocorridos naqueles bons tempos ficaram gravados na memória de muitos daqueles frequentadores que, dependendo da oportunidade, relembram, revivem e se divertem com momentos engraçados acontecidos, contando para pessoas amigas, casos importantes da nossa história.
Desde o início, sempre nos finais de tardes e início de noites, foi o lugar especial para agradáveis encontros musicais. Os irmãos Cintra, Pedro e Sebastião, exímios violonistas, acompanhados de outros músicos, dentre eles o Pedro Advíncula Ribeiro Lopes, também ao violão, executavam maravilhosas musicas do cancioneiro popular brasileiro, enquanto os irmãos Daniel, Zico, José e Jonas brindavam os inúmeros freqüentadores, cantando de maneiras magistrais, essas obras primas da nossa música.
O Restaurante Elite deixou de existir na década de 1980. Em substituição, os irmãos Cintra, montaram no prédio existente na Rua ao lado, o tradicional Bar e Restaurante Senadinho, que continuou, regularmente, mantendo esses maravilhosos e inesquecíveis encontros musicais até o ano de 2014. Claro, com muitos e novos protagonistas e participantes, automaticamente renovados, pois, dos originais, somente o Daniel Cintra, continuou até o dia 22 de setembro de 2013, com sua voz maravilhosa e possante, tomando conta de todo o espaço, para felicidade dos assíduos freqüentadores e turistas que costumeiramente freqüentam o local.
Daniel Cintra encantava a todos com sua voz inesquecível, maravilhosa e melodiosa. Grande pessoa de coração puro e maravilhoso, gentil, educado, amigo. Dedicou sua vida inteira recebendo, com carinho, atenção, cortesia e muita fidalguia, o povo jordanense e os turistas, desde 1947, no Bar e Restaurante L´IT, depois Elite, da Família Cintra e, por último, no famoso Senadinho de tantas histórias gratificantes e momentos inesquecíveis. Daniel, o último da laboriosa, importante e dedicada Família Cintra composta de dez irmãos que deram a vida por Campos do Jordão, sendo importantes alicerces sólidos para a nossa história e para a nossa cultura. Jamais iremos esquecer os bons momentos de felicidade que nos proporcionou durante muitas oportunidades de nossa vida.
Infelizmente, no dia 22 de março de 2014, pouco mais de seis meses da perda do Daniel Cintra, perdemos também, um de seus amigos próximos, o fiél companheiro Cláudio Gonçalves que, durante vários anos, com muita dedicação e assiduidade, também o acompanhou magistralmente ao violão, no famoso Senadinho de Campos do Jordão.
Com certeza, Daniel, Cláudio e muitos outros que, também já tenham nos deixado anteriormente e outros que nos deixaram posteriormente, fizeram parte integrante da história de Campos do Jordão, porém, deixaram uma enorme e triste lacuna que, dificilmente será preenchida. A esses amigos que, muitas vezes, alegraram as noites jordanenses, preenchendo com muita felicidade corações ávidos de amores diversos e apaixonados, a nossa eterna SAUDADE !
Você encontra mais fotos do Senadinho AQUI,
AQUI,
AQUI
e AQUI.
|