Vila Capivari, a Vila do Turismo
As terras de Vila Capivari remontam à divisão judicial da Fazenda Natal, em 1908, quando a Société Commérciale et Financièré Franco Brésilenne recebeu o seu quinhão, em pagamento. A empresa alienou parte de suas terras– 535 hectares – aos médicos higienistas e sanitaristas, doutores Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, em 18 de abril de 1911, à margem direita do ribeirão Capivari até o ribeirão das Perdizes, onde pretendiam implantar ali uma vila sanitária.
|
Embaixador José Carlos de Macedo Soares |
A Cia. Campos do Jordão, mais tarde denominada Cia. Melhoramentos Campos do Jordão, presidida por José Carlos de Macedo Soares, adquiriu ditas terras, em 14 de maio de 1922, constituindo a Vila Campos do Jordão, depois denominada Vila Capivari.
Além disso, a Cia. Melhoramentos Campos do Jordão adquiriu terras de James Mac Lean, Mário de Campos e outros, Silvia Botelho Bittencourt e Isabel Wilson, todas a montante do ribeirão das Perdizes. O nome da vila adveio de serem as suas terras banhadas pelo rio Capivari, nome com o qual foi batizado devido à grande quantidade de capivaras que habitavam em suas margens.
Alguns a chamavam de Vila Emílio Ribas, erroneamente, pois esta é a denominação da estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, de Vila Capivari.
A Vila Capivari é a mais procurada pelo turista que visita Campos do Jordão. O famoso centrinho da Vila, com seu triângulo turístico, é o ponto de encontro de todos que procuram Campos do Jordão nos finais de semana e períodos de férias escolares.
A Vila Capivari é a principal região da cidade, escolhida por inúmeros turistas que visitam a cidade com maior regularidade, para a localização de suas maravilhosas residências de férias.Também na Vila Capivari, está concentrando um grande número de hotéis, pousadas e lindos edifícios de apartamentos.
Na Vila Capivari e adjacências, tanto na região que dá acesso ao Horto Florestal, como na região que dá acesso ao Bairro do Vila Inglesa e Pico do Itapeva, estão concentrados os mais refinados e procurados restaurantes que, a cada dia, mais valorizam a gastronomia universal, incluindo a brasileira e as regionais, especialmente a nossa gastronomia de montanha, especializada em sofisticados pratos à base de trutas, pinhões, carnes, frutos do mar, massas, fondues diversos, etc., divinamente preparados por inúmeros “Chefs” oriundos de diversos locais do país e, por muitos já formados aqui na própria cidade, através do Curso de Gastronomia da Faculdade SENAC (Serviço Nacional do Comércio), anexa ao maravilhoso e tradicional Grande Hotel Campos do Jordão - Hotel Escola.
Edmundo Ferreira da Rocha - 13 de outubro de 2008
|