
Vila Jaguaribe, a Vila Velha, onde tudo começou
Campos do Jordão começou ali, onde está a nossa Vila Jaguaribe, a primeira, a vila-mãe da cidade. Foi fundada em 29 de abril de 1874 por um pioneiro, MATHEUS DA COSTA PINTO, um português que subiu a Serra da Mantiqueira, vindo da cidade de Pindamonhangaba, a Princesa do Norte, e comprou as terras de Alexandre da Silva Villela, um dos sucessores do capitão Urbano Marcondes Machado, indo arranchar-se à beira do rio Imbiri, onde montou uma vendinha.
Na atual Vila Jaguaribe, anteriormente conhecida como Retiro de São Matheus ou Vila de São Matheus do Imbiri, posteriormente conhecida como a Vila Velha pelos antigos moradores da Cidade, ele instalou uma pensão destinada ao pouso de boiadeiros e demais viandantes, passando depois a ser utilizada pelos “respirantes”, como eram chamados os primeiros doentes acometidos pela terrível tuberculose e que para cá vinham em busca do clima milagroso, na tentativa da cura para a doença. Na mesma época construiu uma pequena capela, denominada capela de São Matheus, uma escola pública, casas para doentes e alguns outros serviços necessários, todas por ele custeadas.
 |
Dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho |
Em 1891, o Dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho, nascido na cidade de Fortaleza -CE, em 2 de novembro de 1848, formado em 1874 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, aperfeiçoou-se em Paris, fixou residência e exerceu com brilho sua profissão na cidade de São Paulo, adquirindo as terras de Matheus da Costa Pinto e outras glebas de terras circunvizinhas, pertencentes a diversos proprietários. Vendo as necessidades do Povoado, acabou por introduzir, em benefício de seus moradores, vários e importantes melhoramentos. Como reconhecimento, em retribuição a esse seu valoroso trabalho em benefício de todos do povoado, seus moradores, por meio de um abaixo-assinado, pediram ao Governador do Estado a mudança do nome de Vila São Matheus do Imbiri para o de Vila Jaguaribe. O Dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho faleceu no ano de 1926.
A Vila Jaguaribe de nossos dias é um Bairro residencial tranqüilo, com pequeno comércio, praticamente interligado com as Vilas Abernéssia e Capivari.
Edmundo Ferreira da Rocha 13 de outubro de 2008
|